Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

terça-feira, 14 de março de 2017

A Eucaristia como sacrifício de Deus e meu


O sacrifício eucarístico é a renovação do sacrifício da cruz. Como na cruz todos estávamos incorporados em Cristo; de igual maneira no sacrifício eucarístico, todos somos imolados em Cristo e com Cristo. Essa é uma visão profunda e mística que devemos ter acerca da Missa, de Jesus eucarístico junto de nós. Infelizmente, depois da Reforma protestante, até mesmo católicos antes convictos e piedosos começaram a duvidar da presença de Jesus na Eucaristia e vê-la como um símbolo.

De duas maneiras pode fazer-se esta atualização. A primeira é oferecer, como nossa, ao Pai celestial, a imolação de Jesus Cristo, pelo mesmo fato que também é a nossa imolação. A segunda maneira, mais prática, consiste em aduzir ao sacrifício eucarístico as nossas próprias imolações pessoais, oferecendo os nossos trabalhos e dificuldades, sacrificando as nossas más inclinações, crucificando com Cristo o nosso homem velho. Com isto, ao participar pessoalmente do estado de vítima de Jesus Cristo, transformamo-nos na Vítima divina. Como o pão se transubstancia realmente no corpo de Cristo, assim todos os fiéis nos transubstanciamos espiritualmente com Jesus Cristo Vítima. Com isto, as nossas imolações pessoais são elevadas a serem imolações eucarísticas de Jesus Cristo, quem, como Cabeça, assume e faz próprias as imolações dos seus membros.


Que horizontes abrem-se aqui à vida cristã! A Missa centro de todo o dia e de toda a vida. Com o olhar posto no sacrifício eucarístico, ir sempre entesourando sacrifícios que consumar e oferecer na Missa. A minha Missa é a minha vida, e a minha vida é uma Missa prolongada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.