Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 31 de dezembro de 2016

O último dia do ano e o Hino Te Deum


  Neste último dia do ano, 31 de dezembro de 2016, presidirei na Matriz de São Pedro, às 18h, às Primeiras Vésperas da Solenidade da Santíssima Mãe de Deus, Maria, com o canto do Te Deum e a Bênção do Santíssimo Sacramento. Logo após, celebrarei a Missa de Ação de Graças pelo ano que termina.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Hoje é a Festa da Sagrada Família


  A liturgia desta Festa propõe-nos a família de Jesus como exemplo e modelo das nossas comunidades familiares… Como a família de Jesus – diz-nos a liturgia deste dia – as nossas famílias devem viver numa atenção constante aos desafios de Deus e às necessidades dos irmãos.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Estamos vivendo o "Ano Mariano"


  Estamos vivendo desde o dia 12 de Outubro o “Ano Mariano” que se vai completar em 11 de outubro de 2017. Será uma ocasião para relembrar os 300 anos do encontro da imagem da Imaculada Conceição nas águas do Rio Paraíba do Sul que, piedosamente, começou a ser chamada de “Nossa Senhora Aparecida”. Na história da Igreja vamos relembrar também os 100 anos das aparições de Nossa Senhora na cidade de Fátima, em Portugal. Esses dois eventos que realçam a figura de Maria nos darão uma ótima oportunidade para que neste Ano Mariano possamos cultuar a Virgem Santíssima e trazer ao coração a sua mensagem de amor, de serviço, de disponibilidade para acolher a Palavra do Senhor.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Qual a hora de desmontar a árvore de Natal?


  A árvore de Natal junto do presépio é um dos grandes símbolos do Natal. Ela representa a árvore da vida com seus frutos e também o tronco de Jessé que floriu e deu seu maior e mais precioso fruto: Jesus Cristo. Apesar de ser tão difundida e conhecida, poucos sabem da origem da árvore de Natal.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

A História do Natal


  A história do Natal começou na véspera do nascimento de Jesus, quando, segundo nos testemunha a Bíblia, os anjos anunciaram a chegada do menino. Oficialmente, faz agora 2016 anos. Nessa altura, o imperador Augusto determinou o registro de toda a população do Império Romano por causa dos impostos, tendo cada pessoa, para o efeito de inscrever na sua localidade. Segundo o Novo Testamento, José partiu de Nazaré para Belém, para esse efeito, e levou com ele a sua esposa, Maria, que esperava um Filho. Ao longo da viagem, chegou a hora de Maria dar à luz, e como a cidade estava com os albergues completamente cheios, tiveram de pernoitar numa gruta. Foi nessa região da Judeia, que Jesus nasceu.

domingo, 25 de dezembro de 2016

É Natal: Acolhamos este mistério!


  Quando chega o Natal, gosto de contemplar as imagens do Menino Jesus. Essas figuras que nos mostram o Senhor tão apoucado, recordam-me que Deus nos chama, que o Onipotente Se quis apresentar desvalido, quis necessitar dos homens. Do berço de Belém, Cristo diz-me a mim e diz-te a ti que precisa de nós; reclama de nós uma vida cristã sem hesitações, uma vida de entrega, de trabalho, de alegria.

sábado, 24 de dezembro de 2016

Hoje Celebraremos a Noite Santa do Natal do Senhor


  A liturgia desta noite de Natal nos fala de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, de trevas e de dúvidas, mas envia “um menino” para lhes apresentar uma proposta de vida e de liberdade. Esse menino será “a luz” para o povo que andava nas trevas.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Cristo e seus três adventos


  Há três adventos do Senhor: o primeiro pela carne, o segundo pela alma e o terceiro pelo julgamento. O primeiro aconteceu a meio da noite, segundo as palavras do Evangelho: “A meio da noite, ouviu-se um brado: 'Aí vem o noivo, ide ao seu encontro!'” (Mt25,6). E esse primeiro acontecimento já se deu, pois Cristo foi visto na terra e conversou com os homens (cf Br 3,38).

O significado da árvore de Natal


  Em muitas casas e igrejas costuma-se colocar a árvore de Natal em um lugar visível e enfeitá-la com luzes, estrelas e presentes. Mas, o que significa para um cristão preparar sua árvore? Conheça a mensagem que traz este símbolo tão significativo para os festejos de Natal.

sábado, 17 de dezembro de 2016

Os Domingos do Tempo Santo do Advento


O primeiro Domingo do Advento

  Neste primeiro Domingo é tempo de meditarmos sobre os relatos bíblicos que prepararam os acontecimentos que se desenrolaram na pequena cidade de Belém da Judeia. O Verbo que se fez carne e habitou entre nós não foi um plano de emergência de nosso Deus para resolver o problema do ser humano. Na verdade, esse plano de redenção do homem estava desde o princípio no coração do Pai. A Bíblia, através do testemunho de João, nos afirma isto: “ele estava desde o princípio com o Pai”.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

A preparação para o Casamento


  A preparação para o sacramento do Matrimônio e a vida familiar é um processo abrangente de educação permanente para o amor. Deve levar em conta a preparação remota (família, escola, catequese de Primeira Comunhão Eucarística e de Crisma, grupos de adolescentes e jovens); próxima (preparo específico que pode coincidir com o período de noivado: encontro de preparação para a vida matrimonial, encontro de noivos, curso de paternidade e maternidade responsável) e imediata (através de um diálogo do padre ou diácono com o casal, visando a sua preparação espiritual para receber o sacramento do Matrimônio e a conveniência da Confissão).

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Dimensão litúrgica e teológica do Advento


  O tempo do Advento abre para a Igreja a grande celebração da manifestação do Salvador em nossa humanidade. Embora o mistério da encarnação tenha sua expressão celebrativa maior nas festas do Natal e da Epifania, é todo o ciclo do natal (que vai do 1º domingo do advento até a Festa do Batismo do Senhor) que celebra a vinda do Salvador. O advento é um tempo de preparação para as festas epifânicas, tem como tarefa preparar-nos para receber o Senhor que vem e se manifesta a nós. Sendo assim, a manifestação do Senhor tem dois aspectos:

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

O Advento para Bento XVI


  O Advento significa a presença iniciada do próprio Deus. Por isso, recorda-nos duas coisas: primeiro, que a presença de Deus no mundo já começou, e que Ele já está presente de uma maneira oculta; em segundo lugar, que essa presença de Deus acaba de começar, ainda não é total, mas está em processo de crescimento e maturação.

Advento: tempo de esperança e alegria


  Estamos ainda no Advento, tempo de preparação para a vinda do Senhor na Liturgia. Advento é uma palavra latina que significa “chegada”, “vinda”. Durante as quatro semanas deste breve Tempo litúrgico nos preparamos para o Natal de Jesus através, sobretudo, das vozes sempre atuais dos profetas bíblicos, anunciando a vinda do Messias, em especial, Isaías. Também ouvimos a voz de João Batista e do próprio Jesus anunciando a proximidade do Reino de Deus. E, por fim, a voz de Maria.