Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 6 de agosto de 2016

Agosto: Mês das vocações


  Tradicionalmente o mês de agosto é dedicado pastoral e liturgicamente às vocações, sejam elas ministeriais ou de apostolado. O “mês vocacional” é imensamente celebrado no Brasil e em todas as nossas paróquias. Claro que a reflexão sobre vocação deve ser permanente em nossa Igreja e não apenas em agosto; afinal de contas, toda a Igreja é vocacionada – chamada por Deus à santidade. Mas neste mês, em especial, voltamos nossos olhos para as algumas vocações específicas. A vocação é a resposta humana ao convite de Deus para a perfeição num caminho.

  Historicamente, o mês vocacional foi instituído pela CNBB na sua Assembleia Geral, em 1981. É uma experiência que vem dando bons resultados em todo o país. De maneira diferenciada, podemos afirmar que todas as nossas comunidades o celebram e o vivenciam. Neste ano, esta memória tem um sabor diferente porque se está celebrando na Arquidiocese de Niterói o “Ano Vocacional” que será encerrado em Setembro, na peregrinação à Aparecida do Norte.

  Neste mês, costuma-se celebrar as diferentes vocações por semana. Levando em conta esta comemoração por semana temos o seguinte:

1º Domingo, ou 1º semana: motivados pela memória de São João Maria Vianney em 4 de agosto (Dia do padre), fazemos memória da vocação sacerdotal e agradecemos a Deus pela vida e ministério dos padres;

2º Domingo, ou 2º semana: celebra-se, no país, o dia dos pais: destaque à vocação familiar, chamados a ser pai, mãe, gerar a vida; também temos a “Semana da Família” que deve ser celebrada não apenas pela Pastoral Familiar, mas toda a Família paroquial.


3º Domingo, ou 3º semana: comemora-se o dia dos religiosos: destaque à vida consagrada, irmãos, irmãs, clero religioso; também celebramos a “Solenidade da Assunção de Nossa Senhora”;

4º Domingo, ou 4º semana: (quando há só 4 domingos): é o dia dos ministérios leigos. Destaca-se a disponibilidade para o serviço à comunidade, ao Povo de Deus; Quando há o quinto domingo, o dia do catequista passa para o 5º domingo, pois o dia do catequista é sempre o último domingo do mês de agosto.


5º Domingo, ou 5º semana: (quando há 5 domingos): é o dia do catequista: destaca-se a relação da vocação com a missão de anunciar a Palavra de Deus, formar o povo de sacerdotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.