Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 19 de março de 2016

Três anos de Pontificado de Francisco


  O Papa Francisco completa hoje três anos de início de pontificado. O cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito como sucessor de Bento XVI a 13 de março de 2013, após a renúncia do agora Papa emérito; assumiu o inédito nome de Francisco e é o primeiro pontífice jesuíta na história da Igreja. Escolheu para o dia de São José a data de início de seu ministério à frente da Igreja. Historicamente era o dia da coroação do Papa em que recebia a tiara papal.

  Em 36 meses, o Papa argentino visitou o Brasil, Jordânia, Israel, Palestina, Coreia do Sul,Turquia, Sri Lanka, Filipinas, Equador, Bolívia, Paraguai, Cuba e Estados Unidos da América, Quénia, Uganda, República Centro-Africana, e o México, bem como as cidades de Estrasburgo (França), onde passou pelo Parlamento Europeu e o Conselho da Europa, Tirana (Albânia) e Sarajevo (Bósnia-Herzegovina). Realizou também dez viagens pela Itália, incluindo passagens por Assis e pela ilha de Lampedusa, bem como uma homenagem no centenário no início da I Guerra Mundial, para além de outras visitas a paróquias na Diocese de Roma.

  Entre os principais documentos do atual pontificado estão as encíclicas ‘Laudato si’, dedicada a questões ecológicas, e ‘Lumen Fidei’ (A luz da Fé), que recolhe reflexões de Bento XVI, bem como a exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (A alegria do Evangelho). O Papa promoveu um Sínodo sobre a Família, em duas sessões, com consultas alargadas às comunidades católicas e deu início ao Jubileu da Misericórdia, terceiro ano santo extraordinário na história da Igreja Católica, 50 anos depois do encerramento do Concílio Vaticano II. Francisco tem sublinhado a sua preocupação com as “periferias” geográficas e existenciais da humanidade, que exigem respostas da Igreja e da sociedade.


  Francisco vem salientando uma mensagem de misericórdia, que ele tem enfatizado, em particular, durante o Ano Santo da Misericórdia convocado por ele. Rezemos pelo Papa e que seja um servo fiel aos preceitos de Deus e leve a nossa Igreja ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.