Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

domingo, 20 de março de 2016

Na Semana Santa vivemos nosso maior Ato de Fé


  Chama-se “Semana Santa” ou “Semana Maior” a liturgia da última semana de Quaresma, porque nela se comemoram os mistérios mais santos e mais augustos de nossa religião. São dias de quietude e contemplação, de silêncio e de reverência profunda e até de luto, pois recordam a Morte amaríssima do Homem-Deus e, por ela, a conquista da nossa redenção.

  A Liturgia da Semana Santa seja realizada de modo a poder oferecer ao povo cristão a riqueza dos ritos e orações; é importante que seja respeitada a verdade dos sinais, se favoreça a participação dos fiéis e seja assegurada a presença de ministros, leitores e cantores.

  “Na Semana Santa a Igreja celebra os mistérios da salvação, levados a cumprimento por Cristo nos últimos dias da sua vida, a começar pelo seu ingresso messiânico em Jerusalém. O tempo quaresmal continua até à Quinta-feira Santa. A partir da missa vespertina “in Cena Domini” inicia-se o tríduo pascal, que abrange a Sexta-feira Santa “da paixão do Senhor” e o Sábado Santo, e tem o seu centro na vigília pascal, concluindo-se com as vésperas do domingo da ressurreição. “Os dias feriais da Semana Santa, de segunda-feira a quinta-feria inclusive, têm a precedência sobre todas as outras celebrações”. É oportuno que nestes dias não se celebre nem o Batismo nem a Confirmação. (27. Paschalis Sollemnitatis: A Preparação e Celebração das Festas Pascais).


  A Igreja oferecerá aos seus filhos o mais belo de todos os panoramas e participar dele será penhor de graças e fonte de conversão. Portanto, todos os afazeres cotidianos devem ter diminuídos seus ritmos; toda a aceleração deve ser contida. Tudo para dar espaço para que Deus nos preencha com seu amor e sua paz, através dos Santos Ritos desta Semana Sagrada. Na Semana Santa vivemos nosso maior Ato de Fé. Revivemos os caminhos de Cristo, revivemos o mistério da sua Paixão, Morte e Ressurreição. Perfazer os seus caminhos será um exercício de espiritualidade e de mística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.