Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 28 de novembro de 2015

Os três adventos de Cristo


  Há três adventos do Senhor: o primeiro pela carne, o segundo pela alma e o terceiro pelo julgamento. O primeiro aconteceu a meio da noite, segundo as palavras do Evangelho: “A meio da noite, ouviu-se um brado: 'Aí vem o noivo, ide ao seu encontro!'” (Mt25,6). E esse primeiro acontecimento já se deu, pois Cristo foi visto na terra e conversou com os homens (cf Br 3,38).

sábado, 21 de novembro de 2015

Hoje é Dia da Apresentação de Nossa Senhora no Templo


  Hoje celebramos a memória da Apresentação de Nossa Senhora no Templo. Não apenas o Filho de Deus no futuro será apresentado ao Senhor, mas antes mesmo, Maria preanuncia esta realidade da oblação a Deus, da entrega da vida ao Senhor. A memória da apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria tem importância, não só porque nela é comemorado um dos mistérios da vida daquela que Deus escolheu como Mãe do seu Filho e como Mãe da Igreja, nem só porque nesta apresentação de Maria lembra-se a apresentação de Cristo (ou, melhor, de todos os cristãos) ao Pai celeste, mas também porque ela constitui um gesto concreto de ecumenismo, de diálogo com os nossos irmãos do Oriente.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Bento XVI estava certo: sobre o extremismo islâmico, há 9 anos


  Enquanto a violência do autoproclamado Estado Islâmico volta-se contra os cristãos, os yazidis e outras minorias, muitas vozes se unem em condenação. Entre estas, destacam-se as do mundo muçulmano, dos líderes religiosos da Grã Bretanha, ou do King Abdullah Bin Abdulaziz International Centre for Interreligious and Intercultural Dialogue (KAICIID), com sede em Viena, passando pelos intelectuais e jornalistas de várias latitudes, até a comovente manifestação por parte das pessoas simples. A condenação é unânime. Os fanáticos manipulam o islã, transgridem o Alcorão e traem a religião que dizem professar. Isso faz lembrar o discurso do professor Ratzinger em Ratisbona.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Arcebispo de Mariana convoca a todos a não perder a fé


  Solidariedade, unidade e esperança, foi o que pediu o Arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha na Missa pelas vítimas do rompimento das barragens de Fundão e Santarém. A catástrofe aconteceu no dia 5 de novembro, despejando 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério e água no distrito de Bento Rodrigues e outras áreas da região. Até agora onze mortes foram confirmadas, mas existem dezenas de desaparecidos.

domingo, 8 de novembro de 2015

Globo pró-aborto quer transformar a “regra” de matar crianças em lei (Criança SEM Esperança)


  Alguns atores da Rede Globo gravaram um vídeo para defender o aborto e apresentarem a sua famigerada ideologia de um Brasil sem religião, sem padrões morais no campo da sexualidade. A peça publicitária, de extremo mal gosto, tenta promover o filme Olmo e a Gaivota, que segundo sua diretora, quer ir contra “o machismo, físico ou verbal”, e conscientizar que toda mulher é soberana sobre o próprio corpo”. O vídeo dissemina mentiras sobre o cristianismo e insiste na ideia de que o aborto é um ato legítimo. Mais: citando a Virgem Santíssima, debocha de nossa fé.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

6 coisas que você precisa saber sobre Finados


  Hoje recordamos de maneira especial todos os defuntos, nossos entes queridos, parentes e amigos que partiram dessa vida e de quem lembramos com amor e saudade. E, neste Dia de Finados, uns mais, outros menos, acabam se perguntando sobre o céu, o inferno ou o purgatório. É, de fato, um momento de reflexão sobre nossa vida, sobre a brevidade das coisas, sobre a forma como levamos nossos compromissos, nossos afazeres; pensar na morte não deve ser algo triste e que nos traga medo, mas que nos faça pensar na eternidade que nos espera. O que queremos depois? Como queremos prolongar nossa vida? Sugerimos viver este dia de maneira proveitosa, lembrando daqueles entes queridos que nos precederam na vida e na morte, e cuja lembrança pode ser muito oportuna. É uma maneira de agradecer pelo dom da vida (que nos chega por meio das gerações que nos precederam) e de pensar em seu sentido último. Uma pausa no caminho, muito necessária. Veja seis coisas que você precisa saber sobre o Dia dos mortos: