Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Santos João XXIII e João Paulo II foram canonizados há um ano


  Nunca na história da Igreja de Roma um seu bispo proclamou santos dois predecessores tão próximos no tempo como acontece agora com a canonização de Angelo Giuseppe Roncalli e Karol Wojtyła. Sem dúvida alguma, João XXIII e João Paulo II foram protagonistas na segunda metade do século XX de dois pontificados — o primeiro breve, o segundo bastante longo, até ao início do novo século — dos quais se sente a importância já agora, ainda antes que deste tempo seja permitida uma avaliação fundada em perspectiva histórica.

domingo, 26 de abril de 2015

4° Domingo da Páscoa


  “Eu sou o bom pastor”. Cristo pode dizer com propriedade “Eu sou”. Para Ele nada pertence ao passado nem ao futuro: tudo Nele é presente. É o que Ele diz de Si mesmo no Apocalipse: “Eu sou o Alfa e o Ômega, Aquele que é, que era e que há-de vir, o Todo-Poderoso” (Ap 1, 8). E no Êxodo: “Eu sou Aquele que sou. Assim dirás aos filhos de Israel: “'Eu sou' enviou-me a vós”” (Ex 3, 14).

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Profissão de fé na Trindade: O Símbolo “Quicumque” s


  O Símbolo “Quicumque” atribuído a Santo Atanásio (entre 430 e 500) e resume nossa fé sobre o que devemos crer acerca da Trindade Santa. Muitas discussões aconteceram antes e depois disso, mas este Símbolo é, sem dúvida, um marco da doutrina cristão e um referencial para todas as elucubrações sobre as relações internas (ad intra) e externas (ad extra) na Trindade. A palavra “símbolo” significa sinal, referência e é exatamente isto que o “Quicumque” deseja ser.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

A existência de Deus frente às contradições humanas


  Li recentemente as afirmações de um intelectual alemão que, em relação à "questão de Deus", se dizia agnóstico e, ao mesmo tempo, acrescentava que não se poderia nem provar nem excluir totalmente a existência de Deus, de modo que esse problema permaneceria sempre em aberto. No entanto, declarava-se firmemente convencido da existência do inferno: bastava-lhe ligar a televisão para comprová-lo sem sombra de dúvida.

domingo, 19 de abril de 2015

3° Domingo de Páscoa


  Em primeiro lugar, a Páscoa supõe um encontro com o Cristo ressuscitado e glorioso, através da Igreja, através da carne do nosso irmão em quem palpita a vida divina e, finalmente, através dos sacramentos, onde deixou a sua pegada invisível e presentes visíveis, que o Cristo Pascal nos deixou para derramar e compartilhar conosco a vida divina. O cristianismo é justamente o encontro com uma pessoa viva, Jesus Cristo, quem o Pai ressuscitou vencendo as ataduras do pecado e da morte. Agora bem, o encontro com Cristo ressuscitado pede de cada um de nós um viver a vida nova que Cristo ganhou com a sua morte e ressurreição. Vida nova que implica nos arrepender dos nossos pecados, causantes do sofrimento e da morte de Cristo Jesus; implica deixar a nossa vida antiga e mundana, como tantas vezes nos pede o papa Francisco. Este arrependimento nos levará a nos ajoelhar diante do sacramento da Penitência, onde o sangue de Cristo nos lava, nos santifica e volta a brilhar em nós a vida nova do Ressuscitado.

sábado, 18 de abril de 2015

Sexualidade desregrada e uso de drogas colocam jovens na reta do Diabo


  Viver em uma dimensão de imoralidade onde tudo está permitido debilita os jovens frente às tentações do diabo, advertiu o Arcebispo de Ferrara e Comacchio (Província de Itália), Dom Luigi Negri, experiente exorcista, declarando que na revolução cultural do maio francês de 1968 vemos a raiz dos males da juventude, levando-a ao liberalismo sexual e moral, tendo como lema “é proibido proibir”.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Comemorações pelo aniversário de Bento XVI


  O Papa emérito Bento XVI completou nesta quinta-feira (16)  88 anos e, para comemorar, celebrou numa festa ao estilo bávaro, na qual não faltou música e cerveja típica desta região alemã onde o ex-pontífice nasceu, informou a agência EFE. O papa alemão festejou seu aniversário na porta de sua residência, o convento “Mater Ecclesiae”, junto a um grupo de pessoas vestidas com o traje típico de sua região de origem.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Casamentos para toda a vida?


  É possível que hoje em dia um matrimônio dure a vida inteira? Na opinião do Papa Francisco é possível “com a graça de Deus”, mas também é necessária a colaboração e o esforço dos esposos para resolverem os problemas que possam surgir neste caminho. De fato, a falta de diálogo, os conflitos deixados sem resposta e o orgulho vencem a boa vontade de um dos esposos que deseja se “acertar” com o cônjuge; se não houver diálogo, abertura à correção e perdão, as relações pessoais vão se desgastando e podem ter seu fim.

domingo, 12 de abril de 2015

2° Domingo da Páscoa


  A comunidade cristã é uma “multidão” que abraçou a mesma fé – quer dizer, que aderiu a Jesus, aos seus valores, à sua proposta de vida. A Igreja não é um grupo unido por uma ideologia, ou por uma mesma visão do mundo, ou pela simpatia pessoal dos seus membros; mas é uma comunidade que agrupa pessoas de diferentes raças e culturas, unidas à volta de Jesus e do seu projeto de vida e que de forma diversa procuram encarnar a proposta de Jesus na realidade da sua vida quotidiana. Que lugar e que papel Jesus e as suas propostas ocupam na minha vida pessoal e na vida da minha comunidade cristã? Jesus é uma referência distante e pouco real, ou é uma presença constante, que me interroga, que me questiona e que me aponta caminhos?

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Que alegria! Nossa postagem 1000!: O que é a linguagem litúrgica?


  A liturgia, como toda realidade humana, tem uma linguagem própria com a qual se expressa, se apresenta e se mostra e que chamamos, precisamente, “linguagem litúrgica”. Esta linguagem é a linguagem específica da celebração litúrgica que, através de sinais visíveis e outros anexos, nos aproximam de Cristo e de sua mensagem. Esses sinais foram sendo recolhidos pela Igreja através dos séculos, tendo sempre como ponto de partida as Escrituras Sagradas e a vivência das primeiras comunidades cristãs. Esses “signos sagrados” não foram inventados, mas acolhidos, recolhidos e reapresentados pelo próprio Cristo e pela Igreja para significar as realidades divinas invisíveis (cf. SC 33).

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Ao modelo de Cristo, perdoar os inimigos


  Nada nos encoraja tanto ao amor pelos nossos inimigos, no qual consiste a perfeição do amor fraterno, como meditar com gratidão na admirável paciência do “mais belo entre os filhos dos homens” (Sl 44, 3). Ele estendeu o Seu belo rosto aos ímpios, para que o cobrissem de escarros. Permitiu-lhes taparem-Lhe os olhos, esses olhos que governam o universo. Expôs as costas ao látego. [...] Submeteu a cabeça às pontas dos espinhos, essa cabeça diante da qual devem tremer príncipes e poderosos. Entregou-Se, Ele próprio, às afrontas e às injúrias. Enfim, suportou pacientemente a cruz, os pregos, a lança, o fel, o vinagre, permanecendo sempre cheio de doçura e de serenidade. “Não abriu a boca, como cordeiro levado ao matadouro, como ovelha emudecida nas mãos do tosquiador” (Is 53, 7). Ao ouvir estas palavras admiráveis, cheias de doçura, de amor e de imperturbável serenidade – “Pai, perdoa-lhes” (Lc, 23, 24) - o que podemos nós juntar à doçura e à caridade desta oração?

domingo, 5 de abril de 2015

Mensagem "Urbi et Orbi", 'para a cidade e para o mundo' do Santo Padre, o Papa Francisco para a Páscoa de 2015


Queridos irmãos e irmãs,
Jesus Cristo ressuscitou!

Domingo da Ressurreição do Senhor


  A liturgia deste Domingo celebra a ressurreição e garante-nos que a vida em plenitude resulta de uma existência feita dom e serviço em favor dos irmãos. A ressurreição de Cristo é o exemplo concreto que confirma tudo isto. O túmulo vazio nos dá a certeza do amor e da vida de Deus perto da nossa vida. A ressurreição não é apenas uma realidade histórica, mas também uma mensagem: devemos também nós ressuscitarmos com Ele, para a glória.

sábado, 4 de abril de 2015

Sábado Santo


  É o dia que antecede a ressurreição de Jesus Cristo, dia dedicado à oração junto ao túmulo do Senhor Morto. Nesta noite, é celebrada a Vigília Pascal, a vigília de todas as vigílias. Nela acontece a bênção do fogo novo, a Proclamação da Páscoa e a Renovação das Promessas do Batismo. Com o fogo novo se acende o Círio Pascal, que representa a vida nova em Jesus Cristo. Durante muitos anos, na nossa infância e adolescência, sempre ouvimos repicar os sinos nos templos da Igreja Romana. Era sábado de aleluia!

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor


  Este é o momento onde a Igreja recorda a Morte do Salvador. É o único dia que não se celebra a Missa e não há consagração das hóstias. É celebrada a “Solene Ação Litúrgica”, Paixão e Adoração da Cruz onde inicia-se com a equipe de celebração entrando em silêncio, e o padre se prostrando diante do altar em sinal de humildade e de tristeza. É realizada a Narrativa da Paixão, que descreve os acontecimentos desde quando Jesus foi interrogado; depois temos a “Oração Universal”, que reza pelos que não creem em Deus e em Cristo, pelos Judeus, pelos poderes públicos, dentre outros, e a “Adoração da Cruz”. Há Comunhão, que é o Corpo do Senhor dado a nós. À noite, tradicionalmente, é realizada a “Procissão do Enterro” ou do “Senhor Morto”. Em nossa Paróquia também fazemos o “Descendimento da Cruz”.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Dez anos sem João Paulo II


  Dez anos atrás, em 2 de abril, milhares rezavam sob a sua janela na Praça São Pedro. Os mais jovens ainda chamavam “João Paulo, João Paulo”, com os olhos fixos na luz acesa, há dias, do segundo andar do Palácio Apostólico. Nestes mesmos momentos, às 21h37, Karol Wojtyla, depois de anos de doença e de uma verdadeira agonia que nos últimos dias lhe havia tirado a voz e a respiração, se despedia do mundo terreno dizendo “Deixem-me partir para a casa do Pai”.

Quinta-feira Santa


  É o quinto dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada especialmente a Última Ceia. É realizada nas catedrais diocesanas, a Missa do Crisma (em nossa Arquidiocese esta Missa é sempre na Terça-feira Santa), onde o Bispo diocesano santifica o óleo dos Catecúmenos e dos Enfermos e consagra o óleo de Crisma que será usado por todas as paróquias de sua diocese durante um ano até a próxima quinta-feira Santa, onde o óleo que restou do ano seguinte é queimado. Para a consagração do Crisma, o Bispo pede a Jesus que envie o Espírito Santo Paráclito, para que torne o óleo santo e que todas as pessoas ungidas com ele se tornem “soldados de Cristo”.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Ano Santo extraordinário convocado pelo Papa Francisco será proclamado oficialmente


  O Papa Francisco proclamará oficialmente o “Jubileu da misericórdia” na tarde de sábado, 11 de Abril. Após o primeiro anúncio de 13 de Março passado, o Pontífice procederá à publicação da Bula de proclamação com um rito que terá lugar a partir das 17h30 na Basílica de São Pedro. No início da celebração serão lidos alguns trechos da Bula diante da Porta Santa. Sucessivamente, o Papa presidirá às Primeiras Vésperas do “Domingo da Divina Misericórdia”, evidenciando, sobretudo, o tema fundamental do ano santo extraordinário.

Quarta-feira Santa de Trevas


  É o quarto dia da Semana Santa. Em Algumas Igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram o “Ofício das Trevas”, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, por isso hoje também é chamado de “Quarta-feira das Trevas”.