Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Sobre o jejum


  Os filhos de Nínive praticaram um jejum puro quando Jonas lhes pregou a conversão. Com efeito, está escrito: Assim que ouviram a pregação de Jonas, decretaram um jejum permanente e uma súplica ininterrupta, vestiram-se de saco e sentaram-se na cinza. Despiram as vestes delicadas e, em vez delas, vestiram-se de serapilheira. Recusaram aos lactantes o seio das suas mães e não levaram o gado às pastagens (cf Jn 3). […]

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Pra quê religião? Precisamos mesmo dela?


  Resumo os benefícios da religião: Ela dá impulso e sentido à tua vida. Só à luz da fé conhecemos nossa finalidade sobre a terra. Só ela apresenta ideais que compensam nossos esforços. Só a fé exalta nossas obras, o cumprimento do dever, a honorabilidade, a firmeza de caráter, à categoria de valores sobrenaturais. Mercê da fé, nossa vida se converte em cumprimento da vontade divina, em oração ininterrupta, em serviço de Deus, o supremo Senhor. Devo servir a Deus? Estou obrigado a observar os mandamentos? Não poderia ser independente, “senhor dos meus atos”? O célebre astrônomo Kepler dizia certa vez: “Se uma única estrela se desviasse de sua rota ordinária, todo o universo seria desmantelado.”

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Exercer a caridade na Quaresma, mas também sempre


  Estamos em pleno tempo quaresmal e, certamente, porque queremos ser bons fiéis de Jesus Cristo, fizemos os nossos propósitos para viver muito bem este tempo litúrgico. A Paixão e Morte do Senhor, que surge como o cume da Redenção do homem, orienta a nossa vida, que deve ser mais abnegada na oração e na preocupação pelos outros. À oração vamos buscar a intimidade com Deus, que nos ilumina a inteligência, vigoriza a vontade e purifica os nossos afetos, incentivando-os a amar o bem, a fazermos o bem e a ter como nossos, tanto quanto nos for possível, os problemas das pessoas que convivem conosco todos os dias. Por obrigação de caridade devo dar-lhes mais atenção e tentar tornar a sua vida mais agradável.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Papa Francisco está de retiro


  No final da tarde deste domingo, 22 de fevereiro, partiu da Praça Petriano (em frente a Sala Paulo VI), o ônibus que transportava o Papa Francisco e a Cúria Romana em direção a Ariccia, onde na Casa Divino Mestre acontecerão até sexta-feira (27), os Exercícios Espirituais para a Quaresma. O tema dos Exercícios é "Servos e profetas do Deus vivo". Este ano o autor das meditações é o Carmelita Padre Bruno Secondin, professor emérito de Espiritualidade moderna e Fundamentos da Vida espiritual na Gregoriana.

1° Domingo da Quaresma


“Foi levado Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” (Mt 4, 1)  

Cristo quis ser tentado:

1. Primeiro, para nos dar auxílio contra as tentações. Por isso diz Gregório: “Não era indigno do nosso Redentor querer ser tentado, ele que veio para ser imolado; para que assim vencesse as nossas tentações com as suas, assim como venceu com a sua a nossa morte.”

sábado, 21 de fevereiro de 2015

"Se alguém quiser vir depois de mim..."


  O momento favorável e de graça da Quaresma mostra-nos o próprio significado espiritual através da antiga fórmula: “Recorda-te que és pó e pó te hás-de tornar”, que o sacerdote pronuncia quando impõe sobre a nossa cabeça um pouco de cinza. Somos assim remetidos para o início da história humana, quando o Senhor disse a Adão, depois do pecado original: “Com o suor do teu rosto comerás o pão, enquanto não voltares à terra, porque dela foste tirado: tu és pó e pó te hás-de tornar!” (Gn 3, 19)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Como viver a quaresma hoje?


  Durante este tempo especial de purificação, a Igreja propõe-nos uma série de meios concretos que nos ajudam a viver a dinâmica quaresmal: a oração, o jejum e a esmola, também chamada de “caridade”. São três instrumentos para nos fazer “voltar a Deus” e ao próximo; três caminhos com um único objetivo: tornar-nos cristãos de novo, a nós que caímos ou envelhecemos no pecado. Este projeto quaresmal, entretanto, não deve ser enjaulado no tempo da quaresma, mas posto em ação em todos os dias do ano. A Igreja no-lo apresenta neste tempo favorável, apenas para nos lembrar do compromisso de que, como cristãos, estamos obrigados.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A Quaresma que devemos viver


  Embora seja um tempo penitencial, a Quaresma não é um tempo triste e depressivo. É ocasião de sermos mais dóceis à graça de Deus para derrotarmos o homem velho que atua em nós; ocasião de renunciarmos ao pecado que habita nos nossos corações e de nos afastarmos de tudo o que nos separa da vontade de Deus e, por conseguinte, da nossa verdadeira felicidade.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Começa a Quaresma


  (...) começa a Quaresma, um tempo especialmente adequado para revermos o nosso comportamento e ver se estamos a ser generosos com Deus e com os outros por Deus. Na segunda leitura de Quarta-feira de Cinzas, o Apóstolo das gentes diz-nos, da parte do Senhor: No tempo favorável, ouvi-te. No dia da salvação, vim em teu auxílio. É este o tempo favorável, é este o dia da salvação [12]. Mais adiante, na mesma Epístola, anima-nos a servir a Deus em todo o momento: com muita paciência nas tribulações, nas necessidades e nas angústias (…), nas fadigas, nas vigílias e nos jejuns, pela pureza e pela ciência, pela magnanimidade e pela bondade, no Espírito Santo, com sincera caridade [13].

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Como celebrar a Quarta-feira de Cinzas?


1. O valor deste dia:
  Com a Quarta-feira de Cinzas a Igreja inicia seu caminho quaresmal de purificação, penitência e súplica pela misericórdia de Deus. Originalmente a Quaresma era o tempo da administração do batismo, quer dizer, o tempo de tornar-se cristão, tempo de trilhar um caminho de transformação, de “conversão” que o homem deve percorrer passo a passo rumo ao Senhor. Assim, a Quaresma conserva presente para nós a lembrança e o desejo de vida nova – algo que todos nós devemos querer e buscar; a Quaresma é, por assim dizer, o grande “retiro espiritual” da família católica, sob a direção maternal e segundo o método da Santa Igreja. Este “retiro” só terminará com as I Vésperas (tarde) da Quinta-feira Santa – antes da Missa “in Coena Domini” (Missa da Ceia do Senhor).

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O que tem a ver?: carnaval, cinzas e quaresma


  O carnaval, que se celebra por estes dias em vários países, é uma festividade ligada à data da Páscoa, uma dimensão desde logo vincada pelo seu caráter móvel e pela origem da sua designação. A Páscoa é celebrada no domingo após a primeira lua cheia que se siga ao equinócio da primavera, no hemisfério norte, pelo que o carnaval acontece entre 3 de fevereiro e 9 de março, sempre 47 dias antes.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

O que é rezar? Grandes santos nos respondem


  Da oração, cada um pode ter e dar a sua definição, de acordo com a própria experiência. Apresentamos aqui algumas definições de alguns autores significativos da história da espiritualidade cristã [1]. Sempre manifestaram uma tendência a destacar ou o elemento intelectual ou o elemento afetivo, na relação entre Deus e o Homem. Logicamente a pessoa é uma só, e relaciona-se com Deus inteiramente. Portanto, o mais sensato não é separar ou afrentar mas unir e conjugar. A última definição corresponde a Santa Teresa do Menino Jesus. É a citação que aparece no início do capítulo IV do Catecismo da Igreja Católica, dedicado precisamente ao tema da oração:

Homilia do Santo Padre, o Papa Francisco, com os novos cardeais


  “Senhor, se quiseres, podes purificar-me”. Compadecido, Jesus, estendeu a mão, tocou-o e disse: «Quero, fica purificado» (cf. Mc 1, 40-41). A compaixão de Jesus! Aquele «padecer com» levava-O a aproximar-Se de cada pessoa atribulada! Jesus não Se retrai, antes, pelo contrário, deixa-Se comover pelo sofrimento e as necessidades do povo, simplesmente porque Ele sabe e quer «padecer com», porque possui um coração que não se envergonha de ter «compaixão».

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Os cardeais de Francisco


  O Papa Francisco presidiu, na manhã deste sábado, na Basílica Vaticana, ao Consistório Ordinário Público de 2015, durante o qual foram criados 20 novos Cardeais, 15 Eleitores e 5 Eméritos, provenientes de 14 países. Três deles contam pela primeira vez com uma sede cardinalícia: Cabo Verde, Tonga e Myanmar (Birmânia), o que reforça a diversidade e universalidade do Colégio dos Cardeais. Com a realização deste Consistório, o segundo do Pontificado do Papa Francisco, o Colégio Cardinalício fica agora composto de 227 Cardeais, dos quais 125 eleitores e 102 não-eleitores. Os Cardeais provenientes da Europa são 118; da América do Norte, 27; da América do Sul, 26; da América Central, 8; da Ásia, 22; da África, 21 e da Oceania, 5.

No carnaval pode rolar de tudo?


  Uma campanha do governo da Dilma feita pelo Ministério da Saúde dizia: “Na empolgação rola de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”. Numa outra campanha, agora do Governo de Minas se lê: “Se rolar de pegar alguém no carnaval, lembre-se que quem pega de camisinha não pega Aids...”. Termos como “rola de tudo” ou “pegar alguém” já se tornaram comuns em propagandas carnavalescas e povoam o imaginário de muita gente. Infelizmente, quando muitos turistas estrangeiros vêm ao Brasil, a imagem que formulam é exatamente esta: “sexo fácil, rápido e ao meu alcance”. Mas pensam que só turista de outro país acredita isso? Não! Há muita gente que crê nisso e, em sua maioria, jovens.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Como nasceu o carnaval? Como o cristão o vive?


  É carnaval. É tempo de muita folia, desfiles, blocos, baterias. Por todo o Brasil parece só haver festa. O carnaval é uma das maiores expressões populares do mundo; se por um lado traz alegria e congraçamento, pode, infelizmente, ser motivo de brigas, falta de sobriedade e de pudor e de muita profanação do sagrado. Não vamos ser “xiitas” nem hipócritas e dizer que a alegria carnavalesca pura não é boa ou bela de se ver ou participar. O que devemos ter cuidado é de nunca dissociar o nosso ser cristão do nosso ser social. Noutras palavras: ser de Deus em qualquer lugar e não aproveitar o momento de folia e de maior alegria para embarcar numa furada, obscurecendo a imagem de Deus em nós.

Como se faz um cardeal?


  Amanhã, dia 14 de fevereiro, às 8h de Brasília, na Basílica Vaticana, o Papa Francisco presidirá o Consistório ordinário para a criação de novos cardeais, a entrega do barrete, do anel e a indicação do Título ou Diaconia da Igreja romana. No final do rito, o Santo Padre realiza também o Consistório ordinário público para a canonização de algumas Bem-aventuradas. É a segunda vez que Francisco cria cardeais. Desta vez os indicados são de lugares mais remotos ainda e de dioceses até pouco conhecidas. Segundo o Porta Voz do Vaticano, o Papa deseja demonstrar assim a universalidade da Igreja e a representatividade de todo o orbe católico. Como será o procedimento? Continue a ler e descubra como se faz um cardeal.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O Vaticano de olho nas homilias dos padres


  Como anunciamos aqui há dois anos, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos estava preparando um Documento sobre a Arte de bem celebrar e sobre a homilia. O primeiro ainda não saiu, mas o segundo foi apresentado nesta terça-feira (10) pela Sala de Imprensa da Santa Sé e intitula-se “Diretório Homilético”. São 156 páginas nascidas para ser um auxílio aos sacerdotes em suas homilias. Trata-se de um trabalho veementemente querido pelo Papa emérito Bento XVI, ainda quando estava à frente da Igreja, e agora pelo próprio Papa Francisco que já havia oferecido aos pregadores um itinerário na “Evangelii Gaudium”.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Hoje é Dia de Nossa Senhora de Lourdes


“A mensagem de Maria é uma mensagem de esperança para todos os homens e mulheres do nosso tempo, independentemente do seu País.”

  É significativo que, na primeira aparição a Bernadete, Maria inicie o seu encontro com o sinal da Cruz. Mais do que um simples sinal, é uma iniciação aos mistérios da fé que Bernadete recebe de Maria. O sinal da Cruz é de alguma forma a síntese da nossa fé, porque nos diz quanto Deus nos amou; diz-nos que, no mundo, há um amor mais forte do que a morte, mais forte do que as nossas fraquezas e os nossos pecados.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Hoje é Dia de Santa Escolástica


  Santa Escolástica, segundo remota tradição, era irmã gêmea do grande São Bento, pai do monaquismo do ocidente. Nasceu numa região do centro da Itália, na cidade de Núrsia, por volta de 480. Desde cedo se mostrava piedosa e cheia de fervor pelas coisas de Deus e muito reverente aos mistérios divinos.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Como surgiram os cardeais? (As origens do Colégio Cardinalício)


  A História dos cardeais começa por estar ligar ao clero de Roma e já vem de longe: o título de cardeal foi reconhecido pela primeira vez durante o pontificado de Silvestre I (314-335). O termo vem da palavra latina cardo/cardinis, que significa "eixo". Inicialmente o título de cardeal era atribuído genericamente a pessoas ao serviço de uma igreja ou diaconia, reservando-se mais tarde aos responsáveis das igrejas titulares de Roma e das igrejas mais importantes da Itália e do mundo.