Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Somos capazes de amar nossos inimigos?


  Algum de vós dirá: “Não sou capaz de amar os meus inimigos”. Deus não cessa de te dizer nas Escrituras que és capaz, e tu respondes-Lhe dizendo que não és? Reflete comigo: em quem devemos acreditar, em Deus ou em ti? Uma vez que Aquele que é a própria Verdade não pode mentir, que a fraqueza humana abandone desde agora as suas desculpas fúteis. Aquele que é justo não pode ordenar coisas impossíveis, nem Aquele que é misericordioso condenará um homem por algo que este não era capaz de evitar.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

O Santo Padre, o Papa Francisco reza pelas vítimas do feroz atentado em Paris


  «O atentado de ontem faz-nos pensar em tanta crueldade humana». Na missa celebrada em Santa Marta na manhã de 8 de Janeiro, o Papa Francisco expressou toda a sua dor causada pelo horrível ato de violência perpetrado na quarta-feira na sede do semanário satírico «Charlie Hebdo». Rezou pelos doze mortos, pelos feridos, pelas suas famílias e também pela conversão dos violentos. Diante de «tanta violência, quer do terrorismo isolado, quer do terrorismo de Estado» faz refletir, disse o Pontífice sobre «a crueldade da qual o homem é capaz». Por isso, além de confiar a Deus «as vítimas desta crueldade», exortou todos a rezar «também pelos cruéis, a fim de que o Senhor transforme os seus corações».

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Inaugurado novo canal oficial da Rádio Vaticano no YouTube


  Está no ar o novo canal oficial da Rádio Vaticano no YouTube.  A nova plataforma reúne a produção em vídeo do CTV em parceria com o conteúdo jornalístico em língua portuguesa da Rádio Vaticano sobre os eventos do Papa e da Santa Sé. A iniciativa do Vaticano volta-se ao mundo lusófono, formado por mais de 250 milhões de pessoas, que poderão, a partir de agora, acessar a qualquer momento os principais eventos do Papa Francisco e do Vaticano em língua portuguesa.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

"Por tudo isso canta, ó homem, canta e louva!"


  Hoje, Senhor, Tu manifestaste-Te ao Universo e a Tua luz apareceu-nos. Por isso, face a essa revelação, nós Te cantamos: Tu vieste, Tu manifestaste-Te, ó luz inacessível! (1Tm 6,16). [...] Na Galileia dos gentios, no país de Zabulon, na terra de Neftali, como diz o profeta, resplandeceu Cristo, a grande luz (cf Is 8,23-9,1); para os que estavam nas trevas, uma grande claridade brilhou em Belém. O Senhor nascido de Maria, o Sol de justiça, faz irradiar os Seus raios para todo o universo (cf Ml 3,20). Nós, os filhos de Adão que estamos nus, venhamos, revistamo-nos d'Ele para nos aquecermos. Pois foi para vestir os que estão nus, e iluminar os que estão nas trevas, que Tu Te manifestaste, ó luz inacessível.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

A ida a Belém


  (…) além de imitarmos os pastores que foram com prontidão à gruta, podemos reparar no exemplo dos Reis Magos, a quem vamos recordar na próxima solenidade da Epifania. Graças à sua fé humilde, aqueles homens superaram as dificuldades que encontraram na sua longa viagem. Deus iluminou os seus corações para que, na luz de uma estrela, descobrissem o anúncio do nascimento do Messias. Foram dóceis, e essa docilidade conduziu-os a Belém. Ali, entrando no lugar onde a Sagrada Família estava alojada, viram o Menino com Maria, Sua Mãe, e prostrando-se O adoraram. Depois, abriram os seus cofres e ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra [4].

domingo, 4 de janeiro de 2015

Solenidade da Epifania do Senhor


  «À Tua luz caminharão os povos e os reis andarão ao brilho do Teu esplendor » (Is. 60, 3). Hoje a Igreja celebra a Solenidade da Epifania, «manifestação» de Cristo a todos os povos, representados pelos Magos vindos do Oriente. Esta festividade ajuda-nos a penetrar o profundo sentido da missão universal da Igreja, que se pode compreender como um movimento de irradiação: o irradiar- se da luz de Cristo, refletida no rosto do seu Corpo místico. E dado que esta luz é luz de amor, verdade e beleza, não se impõe com a força, mas ilumina as mentes e atrai os corações.

Segunda escolha de cardeais do Papa Francisco: universalidade e periferia


  “O critério mais evidente é o da universalidade”, afirmou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé e Diretor da Rádio Vaticano, Padre Federico Lombardi, ao contextualizar a divulgação dos nomes dos novos cardeais feita pelo Papa durante o Angelus deste domingo (04/01).

sábado, 3 de janeiro de 2015

Santíssimo Nome de Jesus


"Deram-lhe o nome de Jesus" (Lc 2, 21)

  Ainda que seja inefável o nome santíssimo de Jesus que foi imposto na Circuncisão a Cristo Senhor, Redentor do gênero humano, todavia para não nos calarmos completamente em tão grande solenidade, alguma coisa apresentaremos em louvor e glória de tão grande nome, diante do qual "todo o joelho se dobra nos Céus, na Terra e nos Infernos" (Fl 2, 10). Porque tão grande é a consolação da alma que se alegra em Cristo, que a pobreza se torna como riquezas, a aspereza como delícias e a vileza como honras, e pelo seu nome todos os suplícios se fazem para eles doces.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Mensagem do Santo Padre ao povo brasileiro por ocasião do ano novo e dos festejos 450 anos do Rio de Janeiro


Querido povo brasileiro,

  É com grande alegria que me dirijo a vocês, às vésperas do Ano Novo, que marcará o início das comemorações pelos 450 anos de fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, para saudar, numa tão feliz circunstância, o amado povo carioca, que me recebeu de braços abertos por ocasião da Jornada Mundial da Juventude de 2013, e acender o novo sistema de iluminação da Estátua do Cristo, como fez o Beato Papa Paulo VI há cinquenta anos, simbolizando a luz que o Senhor quer acender nas nossas vidas.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus


  A contemplação do mistério do nascimento do Salvador tem levado o povo cristão não só a dirigir-se à Virgem Santa como a Mãe de Jesus, mas também a reconhecê-la como Mãe de Deus. Essa verdade foi aprofundada e compreendida como pertencendo ao patrimônio da fé da Igreja, já desde os primeiros séculos da era cristã, até ser solenemente proclamada pelo Concílio de Éfeso no ano 431. Na primeira comunidade cristã, enquanto cresce entre os discípulos a consciência de que Jesus é o Filho de Deus, resulta sempre mais claro que Maria é a Theotokos, a Mãe de Deus.