Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Sentido teológico-litúrgico do Advento


  O tempo do Advento abre para a Igreja a grande celebração da manifestação do Salvador em nossa humanidade. Embora o mistério da encarnação tenha sua expressão celebrativa maior nas festas do natal e da epifania, é todo o ciclo do natal (que vai do 1º domingo do advento até a festa do batismo do Senhor) que celebra a vinda do Salvador. O advento é um tempo de preparação para as festas epifânicas, tem como tarefa preparar-nos para receber o Senhor que vem e se manifesta a nós. Sendo assim, a manifestação do Senhor tem dois aspectos:

A sua manifestação em nossa carne ao nascer, que constitui sua primeira vinda;

A sua manifestação em glória e majestade no final dos tempos, que constitui sua segunda vinda.

  O tempo do advento terá por conseguinte esta dupla estrutura: será advento escatológico e advento natalício. O primeiro compreende o tempo que vai do primeiro domingo do advento ao dia 16 de dezembro inclusive; o segundo constitui-se pela semana de 17 a 24 de dezembro que propõem a preparação mais imediata para a festa do natal. Não é um tempo de penitência, mas de alegre e gozosa espera.

  O advento possui um rico e original conteúdo teológico:

a). Recorda a dimensão histórica da salvação – Deus se deixa encontrar como salvador da história. A história é o lugar da atuação do plano salvífico de Deus.

b).Evidencia a dimensão escatológica do mistério cristão – é uma visão escatológica dinâmica, que vê a história como lugar do agir das promessas de Deus e direcionada para o cumprimento do dia do Senhor.

c). Essencial conotação missionária – Tempo de anúncio do Reino.  A Igreja, sacramento universal de salvação (LG 28) vive para o mundo. João Batista e Maria nos dão este exemplo.


d). Deus se revela como o Deus da libertação, que aterra os vales, aplaina as montanhas, faz florescer o deserto, traz a paz, faz o surdo ouvir, o cego enxergar, cura os aleijados... Nada é impossível para Deus. É o Deus protetor dos pobres e oprimidos. (Cristo, festa da Igreja, p. 186-189). Vinda do Salvador - vem para levar a criação e a história à plenitude (Deus tudo em todos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.