Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Os Santos Ritos no Tempo do Advento


  A Palavra de Deus, as orações, a aclamação litúrgica: Vem, Senhor Jesus! Venha a nós o vosso Reino! “Até que ele venha”, ausência do “Glória”, a cor roxa/rosa, a coroa do advento (acendimento progressivo), a novena do natal (antífona do Ó) e as músicas próprias. Os textos das antífonas do Ó constituem uma síntese da história da espera do Messias, uma proclamação de seus títulos e suas funções, uma atualização do desejo da vinda através do grito: Vem!, que faz da oração dos justos do Antigo Testamento a oração da Igreja até que Ele venha.

  Ouvindo a promessa da plena realização do Reino de Deus, cresce a expectativa e podemos afirmar confiantes: ‘um outro mundo é possível’. Cheios de esperança suplicamos: ‘Venha a nós o vosso Reino’ e atendemos ao convite para a vigilância e a espera ativa, preparando os caminhos do Senhor. Cantando os Salmos e poemas dos profetas e evangelistas de ontem e de hoje, resgatando até, com novo sabor e vibração, as antigas Antífonas do Ó, com certeza aprofundaremos a nossa fé, reaqueceremos a nossa esperança e prepararemos momentos autênticos e gostosos de confraternização. (Hinário Litúrgico 1, p. I e II). Para ajudar a cantar melhor o advento temos o Hinário Litúrgico da CNBB, que recolheu o que há de melhor para que as comunidades possam fazer a experiência profunda do mistério que celebramos no advento.

Principais celebrações


1º, 2º, 3º, 4º domingos; Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, a “cheia de graça” (8/12); Festa de Maria, Mãe de Guadalupe e das Américas (12/12), Virgem grávida, festa que sublinha o sentido do advento como tempo de gestação e de esperança; novena em preparação imediata ao natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.