Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

6 coisas que você precisa saber sobre Finados


  Hoje recordamos de maneira especial todos os defuntos, nossos entes queridos, parentes e amigos que partiram dessa vida e de quem lembramos com amor e saudade. E, neste Dia de Finados, uns mais, outros menos, acabam se perguntando sobre o céu, o inferno ou o purgatório. É, de fato, um momento de reflexão sobre nossa vida, sobre a brevidade das coisas, sobre a forma como levamos nossos compromissos, nossos afazeres; pensar na morte não deve ser algo triste e que nos traga medo, mas que nos faça pensar na eternidade que nos espera. O que queremos depois? Como queremos prolongar nossa vida? Sugerimos viver este dia de maneira proveitosa, lembrando daqueles entes queridos que nos precederam na vida e na morte, e cuja lembrança pode ser muito oportuna. É uma maneira de agradecer pelo dom da vida (que nos chega por meio das gerações que nos precederam) e de pensar em seu sentido último. Uma pausa no caminho, muito necessária. Veja seis coisas que você precisa saber sobre o Dia dos mortos:

1. Reflita sobre sua vida e pense no modo como tem levado as coisas ao seu redor: relacionamentos, trabalho, vida da graça, trabalhos na Igreja. Pense sobre suas escolhas, o que tem feito atualmente, o que desejaria fazer... Agradeça a Deus este dom precioso e veja como tem cuidado dele. Há pessoas que só valorizam a vida, depois de quase perdê-la e há quem mesmo passando por esta situação limite, ainda não é suficientemente agradecido a Deus pela vida, nem vive de maneira justa e santa.

2. Contemple e viva, sempre que puder, a paz e a calma de um cemitério. Não tenha medo ou receio de entrar. Veja este lugar como um lugar de reflexão e oração. Isso o ajudará a relativizar o gosto excessivo pelo que é superficial e, sobretudo, o levará a viver lembrando do que é realmente necessário. Você tem esse senso de transcendência? Olhe ao redor e veja como a vida é breve...

3. Procure uma missa para ir no dia de hoje. Entre numa igreja e pare, olhe, contemple tudo ao redor: imagens, arquitetura, cores, sons, sinta o clima orante e solene de uma Casa de oração e se esforce para deixar fora da igreja todo barulho, toda desatenção, todas as distrações. Participe da missa dignamente, com o olhar do coração aberto. Reze pelos mortos, mas reze também por você, para que esteja realmente vivo no Senhor.

4. Tenha respeito pelos finados. Se forem incinerados, guarde suas cinzas no cemitério. Por que elevamos monumentos aos animais de estimação, enquanto jogamos no mar ou na montanha, sem escrúpulo algum, os restos mortais dos nossos entes queridos? O melhor é sepultá-los; essa é a tradição cristã mais remota. Honre o lugar onde seus corpos estão enterrados. Leve, além de flores e outras homenagens, a sua boa lembrança e a sua oração junto ao túmulo.

5. Guarde as boas lições recebidas daqueles que partiram: sobre a vida, a fé, a Igreja, a sociedade, a família. Esqueça tudo aquilo que lhe pareceu pouca virtude neles, esqueça os desentendimentos e as brigas, as divergências e os males que eles fizeram. Agora nada disso vale à pena. Deus, como Pai, saberá o que é trigo ou joio no seu caminho. Você é grato com as pessoas que partiram?

6. Agradeça a Deus por ter conhecido tantas pessoas nesta vida e agradeça pela vida que compartilhou com cada uma delas. Pergunte-se se você viveu à altura enquanto elas estavam vivas. Não é mais fácil chorar por algumas horas e manter as aparências por alguns dias, ao invés de cultivar a gratidão durante a vida inteira? Seja hoje agradecido por estas pessoas que estão na sua vida agora. Até quando elas estarão? Só Deus sabe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.