Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Agradecimento do Pároco pela Festa de São Pedro 2015


Queridos filhos, devotos de São Pedro Apóstolo

  É com um sentimento de imensa satisfação e alegria que chegamos ao fim de mais uma Festa de nosso querido Padroeiro São Pedro. Há uma semana exatamente completávamos uma Festa pioneira que quis unir “tradição” e “inovação”. Foram dias, como disse Alex Alexandrino, “intensos e extensos”; começamos nossas atividades no dia 13 de Junho e só encerramos no dia 29. Dezessete dias de Festa! Foram dias de luta espiritual e humana: tivemos muitas dificuldades em pôr em prática nossos planos, muitas portas se fecharam, patrocínios foram negados, pessoas ficaram doentes... mas apesar da tribulações, foi um tempo de paz em nossos corações porque estávamos em constante oração. Os dias que seguiram foram de confraternização, de unidade, de encontro com Deus e com os irmãos da Comunidade paroquial e com muitos visitantes. E os dias se passaram ligeiros e agora vai ficar a saudade de uma festa grandiosa, cheia de novidades e de histórias boas para contar.

  Desde o início eu dizia: “Vamos fazer o que planejamos, com ou sem apoios, vamos fazer a ‘nossa festa’ com aquilo que temos”. E a Festa foi do tamanho que São Pedro quis. E o povo também correspondeu; quantas pessoas participaram e se alegraram conosco em tantos eventos! O sucesso dessa Festa, abaixo de Deus, da Virgem e de São Pedro, deve-se a todos os que nos visitaram e a todos os paroquianos fiéis que estiveram aqui diariamente! Sem a ajuda preciosa de vários voluntários, homens e mulheres de boa vontade, patrocinadores e pessoas que rezaram por nossa Festa, nada disso teria acontecido. Foi um tempo lindo e fecundo para nossa Paróquia. Que beleza foi perceber a participação das pessoas na novena. Nossa igreja sempre cheia, o povo cantando, tendo a oportunidade de escutar a Palavra de Deus e comungar do Corpo de Cristo. Que belo testemunho de muitos que no esforço lá estavam e foram fiéis mesmo em meio ao cansaço dos dias de trabalho. Nestes dias os mesmos rostos que expressavam o cansaço após um dia intenso de trabalho eram os rostos que estavam alegres e, com o sorriso a disponibilidade, cantavam sua fé e sua devoção a São Pedro.

  Não queria esquecer ninguém. Portanto, cada um que colaborou com a nossa Festa, seja através da oração, do trabalho ou da ajuda financeira, merece um grande e sincero MUITO OBRIGADO. Quero, no entanto, agradecer de coração à nossa Comissão da Festa de São Pedro 2015 que com amor, dedicação, doação e sacrifício, se deu por inteira à tudo àquilo que sonhamos fazer. Deus abençoe a todos e, de modo particular, aos coordenadores desse Grupo: Alex e Cleide Alexandrino. Graças a esta Comissão, a cada noite testemunhávamos Deus e sua bondade. Mesmo nos momentos de impaciência e incompreensão de algumas pessoas nas filas ou nas mesas, essa gente boa servia com carinho e eficiência. A acolhida foi o ponto forte de nossas atividades: todos os grupos e pessoas que vieram nos visitar e entregar seu trabalho se sentiram amadas e valorizadas: Bispos, padres, conferencista, músicos, professores e alunos, enfim, todos se sentiram “em casa” e isso foi maravilhoso! Obrigado especial também ao nosso Arcebispo Dom José por sua presteza e solicitude, a Dom Rifan pela sua bondade em nos visitar e presidir a Missa no Rito antigo e a todos os padres que pregaram a Novena.

  Que coisa boa era escutar depois das missas e ainda hoje, uma semana após a Festa ter acabado: “Padre Helcimar, que Festa bonita!”, “Que organização!”, “Como nossa Igreja ficou bonita!”, “Que Missa maravilhosa!”, “Esse padre que rezou a missa hoje falou pra mim!”, “Padre, minha família estava precisando desta bênção especial”. Esses e tantos outros testemunhos atestam que, de fato, foi um tempo de graça em nossa vida, um tempo de Deus para nós. E valeu à pena todo o esforço, fidelidade e sacrifício das nossas Capelas, das nossas Pastorais e dos mais diversos grupos e pessoas da Paróquia que trabalharam nesta Festa. E o que falar dos dias 28 e 29, com suas Missas e Procissões? Que dias fantásticos. Muitas missas, sempre lindas, reverentes e bem participadas, preparadas por Simone e Mônica e todos da Liturgia. Ornamentações lindíssimas da Vera, Consuelo, Rejane e tantos outros colaboradores. A presença de Dom José, de Dom Rifan, dos padres Antônio, Bruce e Jocimar... E os meus coroinhas? Dedicados e atentos, mesmo cansadinhos... E o belíssimo Auto de São Pedro feito pelos irmãos da Base? Foram dias lindos, tanto na estética como no amor e no sentido. Que ardor, que fé expressada por centenas de pessoas que por aqui passaram. Quantos aqui estiveram para pagar suas promessas, para agradecer uma graça alcançada... Quantos não foram os que vi chorando de alegria e gratidão, com as mãos postas e o coração em Deus. Isso é o que vale!

  É a minha quarta Festa de São Pedro e a cada ano temos um diferencial, algo novo e bonito para ser apresentado ou algo antigo e belo a ser recuperado. Agradeço a todos os que trabalharam e estiveram à frente das Festas de ontem e de hoje. Tudo é para glória de Deus! Que sempre estejamos na unidade, fazendo pelo bem da nossa Paróquia, sem divisões, ciúmes ou discórdias. Esses dias de Festa nos ensinaram que é possível a comunhão com as diferenças e, sobretudo, é possível amar a Deus, reverenciá-lo com amor e solenidade e viver a fraternidade de modo intenso e real entre nós. Agradeço pelo testemunho de fé de tantos, tanto daqueles que participaram da novena e na festa nos dias 28 e 29, como a todos que trabalharam para que esta Festa fosse tão completa. E é esta fé testemunhada pelo povo que reza e trabalha, que alimenta o coração do padre. Que Deus os cumule de todo bem e toda graça e que São Pedro, a qual rendemos a devida homenagem nestes dias, vos abençoe e vos guarde!
Com minha imensa gratidão,

Pe. Helcimar Sardinha

Pároco da Paróquia de São Pedro – São Pedro da Aldeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.