Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Paróquia de São Pedro da Aldeia apresenta a Programação da Festa de seu Padroeiro: neste ano, "tradição e inovação" dão o tom da festa


  Nossa Paróquia apresenta, com muita alegria, a especial Programação deste ano da Festa de São Pedro. Como nos anos anteriores, tivemos a preocupação de resgatar alguns valores da tradição desta festa, tanto em nível espiritual como social, sem deixar, contudo, de apresentar algumas novidades. Neste ano, unem-se “tradição e inovação”, “o antigo e a vanguarda”. É uma festa que se comemora há 397 anos, desde o primeiro ano em que os jesuítas aqui chegaram e batizaram o lugar de “Aldeia de São Pedro do Cabo Frio”. Nestes quase quatro séculos, a Igreja Católica de São Pedro nunca deixou de celebrar seu Padroeiro.

  É claro que muita coisa mudou de lá pra cá, mas a devoção ao Pescador da Galileia e a reverência do povo em saudar São Pedro, sempre permaneceu. O permanente sempre tem seu lugar; o novo também pode abrir o seu espaço. Não são duas coisas antagônicas, mas antes, o antigo ensina o novo e o novo dá vigor ao antigo. Essa troca benéfica e necessária deve encontrar lugar em tudo o que fazemos e, principalmente, na Comunidade Católica que sabe de sua História e não teme seu futuro.

  Este ano, como acenei, as palavras da Festa são “tradição e inovação”, “o antigo e a vanguarda”. “Tradição” porque resgatamos alguns símbolos, personagens e o espírito de festas anteriores. Porque trouxemos a História de nossa Paróquia aos aldeenses, inclusive, com a celebração (pela primeira vez) da mesma Missa que os jesuítas celebraram aqui há quase 400 anos!; e “inovação”, porque atingiremos no projeto deste ano diversos setores da sociedade aldeense através de eventos para as crianças, adolescentes e jovens, adultos e idosos. “Ciências sob Tendas”, “Ciranda dos Tapetes”, “almoços”, “Chá de São Pedro”, “jantares”, “Palestras sobre História e Arte”, “carreatas”, “Caminhada ecológica”, “imagens peregrinas”, “Procissões”, “shows”... tudo isso e mais alguma coisa oferecida à população de São Pedro!


  Quero convidar você e sua família a participar intensamente dos festejos em honra a São Pedro! Peço também a oração de todos por esses projetos; são tantos e tão bons que às vezes não acreditamos que estamos oferecendo numa só festa. O maligno não gostou e talvez alguns amigos dele. E isso já tem trazido algum malefício aos trabalhos... Mas confiamos em Deus! Confiamos na intercessão de São Pedro e acreditamos que a gente boa de São Pedro já acolheu tanto o antigo, como novo. Vem pra Festa de São Pedro 2015!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.