Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Que alegria! Nossa postagem 1000!: O que é a linguagem litúrgica?


  A liturgia, como toda realidade humana, tem uma linguagem própria com a qual se expressa, se apresenta e se mostra e que chamamos, precisamente, “linguagem litúrgica”. Esta linguagem é a linguagem específica da celebração litúrgica que, através de sinais visíveis e outros anexos, nos aproximam de Cristo e de sua mensagem. Esses sinais foram sendo recolhidos pela Igreja através dos séculos, tendo sempre como ponto de partida as Escrituras Sagradas e a vivência das primeiras comunidades cristãs. Esses “signos sagrados” não foram inventados, mas acolhidos, recolhidos e reapresentados pelo próprio Cristo e pela Igreja para significar as realidades divinas invisíveis (cf. SC 33).

  Na linguística os componentes da linguagem litúrgica chamam-se de de “códigos”. O código é um sistema de sinais ou de símbolos que, por convenção aceita, são destinados a representar e a transmitir a informação entre uma fonte de comunicação e seus destinatários. Assim existem na liturgia diversos códigos: para ver, para escutar, códigos verbais e códigos não verbais.

  A linguagem litúrgica está composta de diversos elementos: assembleia, ministros (bispo, presbítero,diácono, leitor, acólito, etc.), palavras (bíblica ou eucológica, isto é, os textos oracionais da liturgia), ritos (de entrada, penitencial, de comunhão, etc.), símbolos (a cruz, os paramentos, por exemplo), gestos (de pé, sentados, prostrados, de joelhos, mãos postas, mãos juntas, mãos estendidas, etc), coisas (água, pão, azeite, sal, luz, fogo, cinzas, etc.), tempos (dia, noite, vigília, semana, estação, ano, domingo, etc.), lugares (templo, presbitério, naves, púlpito, altar, batistério, cemitério, etc.), canto, música, imagens e silêncio.

  O fundamento antropológico, filosófico e teológico da linguagem litúrgica está na Bíblia e nos Documentos da Igreja. A “Sacrossanto Concílio” (SC) diz que a liturgia tem dois elementos essenciais: um elemento invisível-imutável: o  mistério pascal de Cristo e um elemento visível-mutável: a linguagem litúrgica (cf. SC 21). Vamos falar um pouco mais desse segundo elemento, já que a liturgia, não é somente um conceito ou uma palavra, mas tem como objetivo dar a conhecer a Deus e os seus mistérios; porque a liturgia é uma celebração e não uma doutrina ou uma catequese e, como tal, sua linguagem é expressão dessa realidade invisível e imutável que é o mistério pascal de Cristo, que o conhecemos pela fé e que, graças a ela é possível entrar em comunhão com Ele e fazer experiência Dele mesmo.

  O homem é um animal simbólico, é o que nos diz a antropologia, é uma unidade corpo-espírito e desde sua totalidade se expressa e se realiza por meio de palavras, gestos e atitudes, numa palavra, “através da linguagem”; é um recurso ilimitado que pertence à sua natureza. Já a fenomenologia da religião nos afirma que o simbolismo é uma categoria religiosa universal. Assim, o mito, o rito e o símbolo são a expressão linguística do sagrado. Para a teologia, baseada na Sagrada Escritura, encontramos o simbolismo como categoria religiosa universal porque ajuda a expressar a ação de Deus baseada na pedagogia dos sinais, isto o podemos ver, por exemplo, no episódio de Moisés e da sarça ardente (cf. Ex 3, 1-4, 17).


  Entre o Antigo e o Novo Testamento encontramos uma estreita continuidade simbólica, tanto na linguagem como nos ritos, mas tudo isso centrado no Cristo, em quem se cumpre toda figura e toda promessa. A novidade de alguns símbolos do Novo Testamento depende do significado e da função que estes símbolos assumem na relação com o mistério de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.