Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 21 de março de 2015

O homem deve ficar mais tempo com a família


  Na sua homilia de 4 de fevereiro de 2015, o Papa Francisco convidou os homens a terem mais presença na família para viver a plenitude da experiência complexa da paternidade. Esse pedido do Papa vem mesmo ao encontro da realidade em que muitas famílias estão: o pai trabalhando sempre mais, sempre mais cansado e esgotado e sem força para ter uma mínima convivência com a esposa e com os filhos.

  A regra da casa deveria ser clara: os esposos precisam do relacionamento próximo e dialogal e os pais não devem deixar de participar da vida de seus filhos, desde as questões menores às maiores. A paternidade do homem precisa ser reconhecida e melhorada; a paternidade do homem precisa ser exercida de forma segura, forte e amorosa. No momento em que o homem deixa seu papel em casa, a esposa-mãe fica sobrecarregada; os filhos perdem a referência masculina e toda a casa sofre as consequências dessa desestrutura.

  Nossa proposta é motivar os pais a se conscientizarem de que a paternidade começa na gravidez e continua depois do nascimento do filho e, principalmente no período da adolescência - tempo da efervescência de sentimentos, temores e problemas de identidade. Deve o pai sempre se esforçar por alcançar o modelo da paternidade divina, que abraça e acolhe e que corrige e dá direções. Um pai "fraco" ou ausente traz graves males ao amor esponsal e ao desenvolvimento pleno dos filhos.


  Convido aos esposos e pais a refletirem em casa, com seus familiares e amigos, sobre esta missão pessoal e grandiosa do homem, que transcende a sociedade, dada a importância do fato de ser pai e da relevância da sua presença nas famílias dos novos tempos. O pai deve ser a referência moral e ética, religiosa e humano-afetiva. Que os esposos amem e se dediquem à esposa e valorizem seu trabalho constante; que os pais olhem para seus filhos com maior delicadeza, proteção e responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.