Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 25 de março de 2015

Hoje é a Solenidade da Anunciação do Senhor


  O mistério da Anunciação é recordado nas antigas formulas do Credo e encontra-se em uma representação das Catacumbas do Século II. Os primeiros vestígios da festa, associada antigamente à Natividade de Cristo, são encontradiços no Século V e VI, até que, tendo crescido a importância do Natal devido à heresia de Nestório, foi desligada e fixada para 25 de março, como festa autônoma. Sérgio I deu-lhe maior solenidade, acrescentando-lhe uma procissão estacional (Ladainha). A data da festa está em relação com o 25 de dezembro.

  A festa de hoje, comemora o mais solene acontecimento da história da humanidade: o Verbo eterno, por meio do qual o Pai criou todas as coisas, depois da anunciação do Arcanjo São Gabriel, desceu do céu para fazer-se homem, com a cooperação do Espírito Santo, no seio da Virgem Maria (Or., Ev.), para livrar o homem do pecado e da condenação eterna e restituir-lhe a justiça original.

  Neste dia, em que se cumpre a profecia de Isaías (Lição), celebra-se o aniquilamento máximo do Verbo e recorda-se a maior dignidade e o mais belo e glorioso dos privilégios marianos: “Maria é verdadeiramente a Mãe de Deus” (Or.). Na Anunciação, tornando-se Mãe de Cristo, Maria tornou-se também a mãe do gênero humano (Intr.), a dispensadora de todas as graças e de todas as virtudes (Gr.), a Rainha e o protótipo de todas as virgens (Intr., Tr.).

  No seio da Virgem Maria, o filho de Deus tomou posse da humanidade, o Verbo divino celebrou as núpcias com a natureza humana (Secr.). Todas as almas são convidadas a conceber, formar e dar à luz espiritualmente a Jesus, imitando-lhe as virtudes e comunicando-o ao próximo, mediante o bom exemplo e a santidade dos costumes. “Jesus deseja que nós também pronunciamos o nosso fiat, entregando-nos inteiramente a Ele. Neste sim, total, perfeito, íntimo, vivido, consiste toda a santidade e a perfeição” (Card. Shuster). 

  Leitura de Isaías Profeta (7,10-15). – Naqueles dias, falou o Senhor a Acaz, dizendo: Pede para ti ao Senhor teu Deus um sinal, quer no fundo da terra, quer no mais alto do céu. E disse Acaz: Não pedirei tal, nem tentarei ao Senhor. E Isaías disse: Ouvi, pois, casa de Davi: Porventura não vos basta ser molestos aos homens, senão que também ousais ser molestos ao próprio Deus? Pois por isso mesmo o Senhor vos dará este sinal: Uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o seu nome será Emanuel. Seu alimento será manteiga e mel, para que saiba rejeitar o mal e escolher o bem.

  Continuação do Santo Evangelho segundo São Lucas (1,26-38). – Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão, que se chamava José, da casa de Davi, e o nome da Virgem era Maria. E, entrando o anjo onde ela estava, disse-lhe: Deus te salve, cheia de graça, o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E ela, tendo ouvido estas coisas, turbou-se com as suas palavras, e discorria pensativa que saudação seria esta. E o anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus; eis que conceberás no teu ventre, darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. este será grande, e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó; e o seu reino não terá fim. E Maria disse ao anjo: Como se fará isso, pois eu não conheço varão? E, respondendo o anjo, disse-lhe: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. E, por isso mesmo, o Santo, que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus. Eis que também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice; e este é o sexto mês da que se diz estéril; a Deus nada é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.


Missal Romano Quotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.