Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

terça-feira, 17 de março de 2015

Hoje completo 3 anos de paroquiato em São Pedro!


  Quando vim da amada Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Santa Isabel, em São Gonçalo e cheguei a São Pedro, praticamente tudo era novo. Já havia visitado a Paróquia em duas ocasiões como seminarista: quando da morte de Pe. Aldo e num domingo de pastoral catequética, já no paroquiato de Pe. José Alves (Zito). Mas nada comparável a pertencer a este lugar e a esta Paróquia.

  Foi num sábado quaresmal, na Missa da noite. Muitos rostos e muita emoção. Era a primeira vez que serviria na Região dos Lagos. Muitos vieram se despedir e muitos vieram dar as boas vindas. No meu discurso de posse, disse que gostaria de fazer da Paróquia “uma escola do serviço do Senhor” – máxima de São Bento aos seus monges. Este era o meu desejo incessante: fazer com que todos pudessem descobrir, pelas riquezas da Doutrina e da Liturgia, que a Paróquia pode e deve ser um lugar onde se aprende a amar a Deus e a servi-Lo de todo coração. Meu coração se alargava para a amar, com todo o meu zelo, a Paróquia de São Pedro.

  Passados três anos de muita oração e luta, sem deixar de sofrer também certa incompreensão e ingratidão, olho para o “hoje” um pouco mais satisfeito. Apesar de desafios ainda não superados e da grande tarefa de pastorear um rebanho tão diverso sozinho, sinto-me na obrigação de dizer a Nosso Senhor: “Muito obrigado!” “Conseguimos algumas coisas, Senhor!” O que consegui fazer, o fiz por Ele e para Ele; o que não consegui fazer por fraqueza minha ou resistência de outros, entrego em sua misericórdia.

  Hoje minha “comemoração” foi simples e discreta. Fiz minhas orações logo pela manhã. Celebrei a Santa Missa às 8h e recebi alguns poucos cumprimentos. Mais tarde atendi um casal e tive uma reunião na Prefeitura. À tarde descansei a garganta inflamada e me detive nos livros. Saí para as confissões quaresmais e retornei a pouco, depois de 4 horas de atendimento, às 22h30.


  Dediquei aquele dia da posse à proteção de São Bento e Santa Escolástica e também de São Patrício, cuja memória celebramos hoje. Quero renovar, se assim for da vontade de Deus, os próximos 3 anos restantes também à proteção e guia desses meus amigos celestes. Que o Senhor me abençoe e me ajude a ser o que devo ser: Homem da Verdade, homem da Palavra, homem da Liturgia, homem do Amor. Que meus erros diminuam e que minhas virtudes cresçam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.