Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

"Por tudo isso canta, ó homem, canta e louva!"


  Hoje, Senhor, Tu manifestaste-Te ao Universo e a Tua luz apareceu-nos. Por isso, face a essa revelação, nós Te cantamos: Tu vieste, Tu manifestaste-Te, ó luz inacessível! (1Tm 6,16). [...] Na Galileia dos gentios, no país de Zabulon, na terra de Neftali, como diz o profeta, resplandeceu Cristo, a grande luz (cf Is 8,23-9,1); para os que estavam nas trevas, uma grande claridade brilhou em Belém. O Senhor nascido de Maria, o Sol de justiça, faz irradiar os Seus raios para todo o universo (cf Ml 3,20). Nós, os filhos de Adão que estamos nus, venhamos, revistamo-nos d'Ele para nos aquecermos. Pois foi para vestir os que estão nus, e iluminar os que estão nas trevas, que Tu Te manifestaste, ó luz inacessível.

  Deus não desprezou aquele que por malícia foi despojado das suas vestes no Paraíso e perdeu a veste tecida pelas mãos de Deus; volta-Se de novo para ele e a Sua santa voz chama quem Lhe desobedeceu: Adão, «onde estás? (Gn 3,9) Não te escondas de Mim. Por muito nu e pobre que estejas, quero ver-te. Não tenhas medo, fiz-Me semelhante a ti. Tu querias tornar-te deus (cf. Gn 3,5) e não conseguiste. Agora fui Eu que Me fiz carne porque quis. Apresenta-te, pois, reconhece-Me e diz: Tu vieste, Tu manifestaste-Te, ó luz inacessível.

  [...] Canta, canta Adão: adora Aquele que a ti vem. Enquanto te afastavas Ele manifestava-Se para que O visses, O tocasses, O acolhesses. Aquele a Quem temias quando foste enganado pelo demônio fez-Se semelhante a ti, por ti. Desceu à terra para te levar aos céus; tornou-Se mortal para que tu te tornasses Deus e recuperasses a tua beleza inicial. Querendo abrir-te as portas do Paraíso viveu em Nazaré. Por tudo isso canta, ó homem, canta e louva Aquele que Se manifestou e iluminou todo o universo.


São Romano, o Melodista in “Hinos para a Epifania, I, 1-2; II, 3”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.