Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Bento XVI, o Grande


  "Sou simplesmente um peregrino que inicia a última etapa de sua peregrinação na terra." Com essas palavras, em 28 de fevereiro de um ano atrás, de Castel Gandolfo, Bento XVI retirava-se da visibilidade cotidiana do mundo, no dia em que, às vinte horas locais, encerrava o seu Pontificado. Naquele mesmo dia, algumas horas antes, Bento XVI quis saudar os cardeais presentes com um encontro na Sala Clementina, no Vaticano: "Continuarei próximo a vocês mediante a oração, especialmente nos próximos dias. E entre vocês, no Colégio cardinalício, encontra-se também o futuro Papa, ao qual já hoje prometo a minha incondicionada reverência e obediência."

Indicações para Quarta-feira de Cinzas



1. Introdução:

Com a Quarta-feira de Cinzas a Igreja inicia seu caminho quaresmal de purificação, penitência e súplica pela misericórdia de Deus. A Quaresma é o grande retiro espiritual da família católica, sob a direção maternal e segundo o método da Santa Igreja. Este retiro só terminará com as I Vésperas (tarde) da Quinta-feira Santa – antes da Missa “in Coena Domini”.

Os 12 graus do silêncio (Segunda parte)



7º Silêncio da natureza, do amor próprio

  Silêncio à vista da própria corrupção, da própria incapacidade. Silêncio da alma que se compraz na sua baixeza. Silêncio aos louvores, à estima. Silêncio diante dos desprezos, das preferências, das murmurações; é o silêncio da doçura e da humildade. Silêncio da natureza diante das alegrias ou dos prazeres. A flor se abre no silêncio e seu perfume louva em silêncio ao criador: a alma interior deve fazer o mesmo. Silêncio da natureza na pena ou na contradição. Silêncio nos jejuns, nas vigílias, nas fadigas, no frio e no calor. Silêncio na saúde, na enfermidade, na privação de todas as coisas: é o silêncio eloquente da verdadeira pobreza e da penitência; é o silêncio tão amável da morte a todo o criado e humano. É o silêncio do eu humano transformando-se no querer divino. Os estremecimentos da natureza não poderiam turbar este silêncio, porque está acima da natureza.

Bento XVI não foi obrigado a renunciar


  O Papa Emérito Bento XVI negou que tivesse sido forçado a tomar a decisão de há um ano em resignar ao pontificado. Naquela que é uma das raras declarações que fez desde que deixou o ministério petrino, Bento XVI considerou “absurdas” as recentes especulações de que na origem do seu afastamento tenham estado outras razões que não as apresentadas pelo próprio Papa em fevereiro de 2013: “Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência perante Deus, cheguei à conclusão de que as minhas forças, devido a uma idade avançada, não são capazes de um adequado exercício do ministério de Pedro", disse Bento XVI a 11 de Fevereiro no ano passado, no discurso em que anunciou a resignação que se efetivou 17 dias depois, a 28 de fevereiro de 2013. Duas semanas depois, o argentino Jorge Bergoglio era eleito o seu sucessor.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Os 12 graus do silêncio (Primeira parte)


  A vida interior poderia consistir só nesta palavra: Silêncio! O silêncio prepara os santos; ele os começa, os continua e os acaba. Deus, que é eterno, não diz mais que uma só palavra, que é o Verbo. Do mesmo modo, seria desejável que todas as nossas palavras digam Jesus direta ou indiretamente. Esta palavra: silêncio, quão formosa é!

Você se confessa mais no Facebook que na Igreja?


  Por que é tão simples revelar a própria intimidade nas redes sociais (mesmo correndo o risco de ser objeto de humilhações e zombaria), mas tão difícil aproximar-se do sacramento da Confissão, no qual provavelmente nem sequer o confessor conseguirá lembrar mais tarde o que ouviu? O que leva as pessoas a afirmar que não querem contar suas faltas a “outro pecador”, mas não ter o menor pudor em falar de todas as suas misérias nas redes sociais?

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Carta do Papa Francisco às famílias


Queridas famílias,

  Apresento-me à porta da vossa casa para vos falar de um acontecimento que vai realizar-se, como é sabido, no próximo mês de Outubro, no Vaticano: trata-se da Assembleia geral extraordinária do Sínodo dos Bispos, convocada para discutir o tema “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”. Efetivamente, hoje, a Igreja é chamada a anunciar o Evangelho, enfrentando também as novas urgências pastorais que dizem respeito à família.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

O dom da pureza


  Pureza, pureza, pureza! exclamava Santa Maria Madalena de Pazzi às suas religiosas, todas as vezes que elas se preparavam para receber a santa comunhão. Pureza de corpo, pureza de alma, pureza de coração, para receber o Deus de toda pureza. Digo-lhes a mesma coisa, meus caros auditores: sede puros, se quiserdes receber o rei das almas puras; sede puros, se quiserdes abrigar em vosso coração o rei das virgens. Pureza, pureza; sem o quê, no lugar de vos tornardes santos, vós vos tornareis sacrílegos; no lugar de crescerdes na graça de Deus, incorrereis cada vez mais em vossa desgraça.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Homilia do Santo Padre, o Papa Francisco neste 7° Domingo do Tempo Comum (Missa com os cardeais)


“A vossa ajuda, Pai misericordioso, sempre nos torne atentos à voz do Espírito” (Coleta).

  Esta oração, pronunciada no início da Missa, convida-nos a uma atitude fundamental: a escuta do Espírito Santo, que vivifica a Igreja e a anima. Com a sua força criativa e renovadora, o Espírito sustenta sempre a esperança do povo de Deus que caminha na história, e sempre sustenta, como Paráclito, o testemunho dos cristãos. Neste momento, juntamente com os novos Cardeais, queremos ouvir a voz do Espírito que nos fala através das Escrituras proclamadas.

Francisco e Bento XVI


  Um ano depois da sua resignação, Bento XVI participou, pela primeira vez em público, numa celebração presidida pelo Papa Francisco. A sua presença humilde e silenciosa, na primeira fila da basílica de São Pedro, junto cardeais, é um gesto carregado de eloquência. A data e a circunstância falam por si: é que 22 de Fevereiro é o dia da Cadeira de São Pedro – festa diretamente relacionada com o magistério do Papa, desde o tempo dos primeiros cristãos - em que se celebra a unidade da Igreja, fundada sobre o Príncipe dos Apóstolos.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Homilia do Santo Padre para a criação de novos cardeais



“Jesus caminhava à frente deles” (Mc 10, 32).
  Também neste momento Jesus caminha à nossa frente. Ele está sempre à nossa frente. Precede-nos e abre-nos o caminho... E esta é a nossa confiança e a nossa alegria: ser seus discípulos, estar com Ele, caminhar atrás d’Ele, segui-Lo... Quando concelebramos juntos a primeira santa Missa na Capela Sistina, “caminhar” foi a primeira palavra que o Senhor nos propôs: caminhar e, em seguida, construir e confessar. Hoje volta aquela palavra, mas como um ato, como a ação de Jesus que continua: “Jesus caminhava…” Isto é uma coisa que impressiona nos Evangelhos: Jesus caminha muito e instrui os seus discípulos ao longo do caminho. Isto é importante. Jesus não veio para ensinar uma filosofia, uma ideologia... mas um “caminho”, uma estrada que se deve percorrer com Ele; e aprende-se a estrada, percorrendo-a, caminhando. Sim, queridos Irmãos, esta é a nossa alegria: caminhar com Jesus.

Consistório para novos cardeais tem inédita presença de Bento XVI


  O Colégio Cardinalício ganhou neste sábado 19 novos membros e o Brasil, mais um Cardeal: Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro. O Consistório realizou-se na Basílica Vaticana, numa cerimônia rica não só de tradições e símbolos, mas também de uma surpresa inédita: a presença durante toda a celebração do predecessor de Francisco, Bento XVI. Depois da procissão de entrada, os dois Pontífices se abraçaram. O primeiro dos novos purpurados, Pietro Parolin, Secretário de Estado, dirigiu em nome de todos os outros cardeais a saudação ao Pontífice.

Hoje é a Festa da Cátedra de São Pedro


  Mas por que é celebrada a “cátedra” de Pedro? A ela a tradição da Igreja atribui um forte significado espiritual e reconhece um sinal privilegiado do amor de Deus, Pastor bom e eterno, que quer reunir toda sua Igreja e guiá-la pelo caminho da salvação. A “cátedra” literalmente quer dizer a sede fixa do bispo, localizada na Igreja mãe de uma diocese que, por este motivo, é chamada “catedral”. Ela simboliza a autoridade do bispo e, em particular, de seu “magistério”, ou seja, do ensinamento evangélico que ele, enquanto sucessor dos apóstolos, está chamado a transmitir à comunidade cristã.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Palavras do Santo Padre no início do Consistório sobre a Família


"Amados Irmãos,
Saúdo-vos cordialmente e, convosco, agradeço ao Senhor que nos proporciona estes dias de encontro e trabalho em comum. Damos as boas-vindas de forma particular aos Irmãos que vão ser criados Cardeais, no Sábado, e acompanhamo-los com a oração e a estima fraterna. Nestes dias, refletiremos especialmente sobre a família, que é a célula fundamental da sociedade humana. Desde o início, o Criador colocou a sua bênção sobre o homem e a mulher, para que fossem fecundos e se multiplicassem sobre a terra; e assim a família torna presente, no mundo, como que o reflexo de Deus, Uno e Trino.

Francisco: uma fé sem obras não é fé


  “Uma fé que não dá fruto nas obras não é fé”: esta foi a afirmação com a qual o Papa Francisco iniciou sua homilia na Missa presidida esta manhã na Casa Santa Marta. O Papa ofereceu a celebração pelos 90 anos do Cardeal Silvano Piovanelli, Arcebispo emérito de Florença, agradecendo-lhe “pelo seu trabalho, seu testemunho e sua bondade”.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Papa Francisco teria feito exorcismo em plena Praça de São Pedro


  O Papa Francisco teria realizado uma oração de exorcismo em plena Praça de São Pedro, impondo as mãos sobre a cabeça de um enfermo, depois de o sacerdote que acompanhava o rapaz lhe ter revelado que ele sofria de possessões. A cena ocorreu logo após a Missa de Pentecostes celebrada pelo Santo Padre, com a presença de mais de 200 mil pessoas. Segundo os exorcistas do programa "Vade Retro" da TV2000, emissora da Conferência Episcopal Italiana, "não há dúvidas de que se tratou de um exorcismo".

Mais uma reunião do G8 da Igreja


  Teve início na manhã desta segunda-feira, no Vaticano, a terceira reunião do Papa Francisco com o "Conselho de cardeais" criado em 13 de abril de 2013, e confirmado com o Quirógrafo de 28 de setembro, para ajudá-lo no governo universal da Igreja e para estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica “Pastor bônus” sobre a Cúria Romana. A reunião se concluirá na próxima quarta-feira, dia 19.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Doce consolo no desamparo


  A Mãe do Verbo Divino está sempre do nosso lado, tanto nos momentos de resplendente felicidade, como nas ocasiões em que aparentemente a luz nos abandonou. Convido-o por alguns momentos, caro leitor, a abstrairmos do ambiente que nos circunda e irmos juntos acompanhar um viajante perdido à noite, no deserto.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Dialogo do Papa Francisco com os noivos


1ª Pergunta : O medo do “para sempre”

  Santidade, muitos, hoje, pensam que prometer fidelidade para toda a vida é um compromisso muito difícil. Muitos sentem que o desafio de viver juntos para sempre é bonito, fascinante, mas muito exigente, quase impossível. Pedimos que sua palavra possa nos iluminar sobre esse aspecto. É importante perguntar se é possível amar “para sempre”. Hoje, muitas pessoas têm medo de fazer escolhas definitivas, por toda a vida, parece impossível. Hoje, tudo está mudando rapidamente, nada dura muito tempo. E essa mentalidade leva muitos, que estão se preparando para o matrimônio, a dizer: “estamos juntos enquanto durar o amor.” Mas o que entendemos por “amor”? Apenas um sentimento, uma condição psicofísica? Certo, se é isso, você não pode construir em algo sólido. Mas se o amor é um relação, então é uma realidade que cresce, e nós podemos ter como exemplo o modo como é construída uma casa.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Hoje é Dia dos santos Cirilo e Metódio


  Metódio e Cirilo nasceram na Macedônia e foram irmãos unidos pelo sangue, pela fé, pela vocação apostólica. Metódio nasceu em 815 e Cirilo em 826. Metódio, ainda jovem, foi nomeado governador da província da Macedônia Inferior, onde estavam estabelecidos os eslavos. Cirilo, também ainda jovem, foi levado a estudar em Constantinopla, capital do então Império Bizantino, onde se formou. Mais tarde, lecionou filosofia e foi diplomata junto aos árabes. 

Amar é querer


  Não caia, portanto, na cilada da falsa autenticidade. Amar é querer bem (o bem, o que é bom), custe o que custar. Por isso, cito novamente o livro “Caminho": "Dizes que sim, que queres. – Está bem. - Mas queres como um avarento quer o seu ouro, como a mãe quer ao seu filho, como um ambicioso quer as honras, ou como um pobre sensual quer o seu prazer? – Não? Então não o queres"...

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Monotonia e amor


  São interessantes, a esse respeito, as palavras da obra “Caminho" (São Josemaria Escrivá): "'Sujeitar-se a um plano de vida, a um horário, é tão monótono!', disseste-me. – E eu te respondi: há monotonia porque falta Amor" (n. 77).

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O plano de vida espiritual


  O plano de vida espiritual consiste, simplesmente, em programar as práticas da vida espiritual (oração, Comunhão, leituras, estudo...) de modo a garantir que sejam realizadas com ordem e constância. Esse plano tem dois aspectos:

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Bento XVI: "grande ancião, sábio e santo"


  Celebra-se nesta terça-feira, 11 de fevereiro, o primeiro aniversário do anúncio da renúncia ao ministério petrino de Bento XVI. Um gesto destinado a permanecer no tempo, que foi tomado com imensa surpresa no mundo inteiro e não somente na Igreja. De fato, no momento da renúncia, muitos observadores admitiram que não se estava preparado para uma decisão de tal alcance. Para uma reflexão um ano após a renúncia do Papa Bento XVI, a Rádio Vaticano ouviu o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi.

85 anos do Tratado de Latrão


  Neste dia 11 de fevereiro, recordam-se os 85 anos do Tratado de Latrão. Assinado em 1929, o Tratado resolveu de maneira definitiva a "questão romana", ou seja, o conflito aberto em 1870 com a anexação de Roma ao Reino da Itália. O atual Estado da Cidade do Vaticano ocupa a área conhecida como "Ager Vaticanus", a colina vaticana que não foi ocupada pelas tropas italianas, que tomaram Roma no dia 20 de setembro de 1870, durante o processo de unificação da Itália. Considerado como o menor Estado do mundo, esse território assegura a liberdade da Sé Apostólica e a independência do Papa, para poder realizar sua missão.

Hoje é Dia de Nossa Senhora de Lourdes


  Nossa Senhora em Lourdes e sua devoção começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, na pequena vila de Lourdes, França. Nesse dia, três amigas foram buscar lenha na mata que ficava perto da vila: Bernadete Soubirus de 14 anos, sua irmã Marie Toinette de 11 anos e a amiga Jeane Abadie, de 12 anos. 

Mensagem do Santo Padre, o Papa Francisco, para o Dia mundial dos enfermos


Amados irmãos e irmãs!
1. Por ocasião do XXII Dia Mundial do Doente, que este ano tem como tema Fé e caridade: também nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos» (1 Jo 3, 16), dirijo-me de modo particular às pessoas doentes e a quantos lhes prestam assistência e cura. A Igreja reconhece em vós, queridos doentes, uma presença especial de Cristo sofredor. É assim: ao lado, aliás, dentro do nosso sofrimento está o de Jesus, que carrega conosco o seu peso e revela o seu sentido. Quando o Filho de Deus subiu à cruz destruiu a solidão do sofrimento e iluminou a sua escuridão. Desta forma somos postos diante do mistério do amor de Deus por nós, que nos infunde esperança e coragem: esperança, porque no desígnio de amor de Deus também a noite do sofrimento se abre à luz pascal; e coragem, para enfrentar qualquer adversidade em sua companhia, unidos a Ele.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Hoje é Dia de Santa Escolástica


  Quando Nosso Senhor veio ao mundo, trouxe-nos um mandamento novo: "Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros"(Jo 13,34). Este amor levado às últimas consequências propiciou-nos a Redenção. E um relacionamento humano regrado e bem conduzido deve seguir o exemplo do Divino Mestre. O verdadeiro amor ao próximo é aquele que se nutre por outrem por amor a Deus e que tem o Criador como centro, visando a santidade daqueles que se amam. Já ensinava Santo Agostinho que só existem dois amores: ou se ama a si mesmo até o esquecimento de Deus, ou se ama a Deus até o esquecimento de si mesmo.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Angelus com o Papa


  Ao meio-dia deste domingo o Papa Francisco assomou à janela do apartamento pontifício - que dá para a Praça São Pedro - para a tradicional Oração Mariana do Angelus. Na sua reflexão, o Pontífice meditou sobre o Evangelho do dia, no qual Jesus pede aos discípulos para serem ‘Sal da terra e luz do mundo”. Ao iniciar sua meditação, Francisco observou que os discípulos de Jesus eram pescadores, pessoas simples, “mas Jesus os vê com os olhos de Deus”. Ao exortá-los para serem “sal da terra e luz do mundo”, queria dizer: "se fordes pobres de espírito, humildes, puros de coração, misericordioso, vós sereis o sal da terra e a luz do mundo", o que pode ser compreendido como uma consequência das Bem-aventuranças.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Bento, o Revolucionário


  Apesar das imagens de Francisco como um dissidente, até agora o ato mais revolucionário cometido por um Papa em 2013 veio de Bento XVI sob a forma da sua impressionante decisão de renunciar voluntariamente ao seu cargo. O fato às vezes perdido entre a loucura sobre Francisco é o fato de que Bento é na verdade o principal responsável deste drama.

Hoje é Dia de São Jerônimo Emiliani


  Jerônimo Emiliani, de nobre família, nasceu em Veneza, Itália, em 1486. Sua juventude foi bastante tumultuada, com comportamentos mundanos e desregrados. Desde os quinze anos serviu como soldado e durante muito tempo foi mantido como prisioneiro pelo exército imperial de Treviso. Neste período, ele foi envolvido numa forte experiência de conversão. Atormentado pela memória de seus pecados, reconheceu em Cristo Crucificado o amor misericordioso do Pai. 

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

ONU persegue a Santa Sé


  A Santa Sé acolheu com surpresa, nesta quarta-feira, as observações conclusivas da Comissão da ONU sobre os Direitos da Criança que acusa duramente o Vaticano sobre a questão de abusos contra menores cometidos por membros do clero. As observações foram apresentadas, nesta quarta-feira, em Genebra, na Suíça. Os países tomados em consideração nesta 65ª sessão do Comitê da ONU sobre os Direitos da Criança, sobre os quais foram apresentadas conclusões e recomendações, foram: Congo, Alemanha, Santa Sé, Portugal, Federação Russa e Iêmen.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Hoje é Dia de São Paulo Miki e Companheiros mártires


  Foi através do trabalho evangelizador de São Francisco Xavier que o Japão tomou conhecimento do cristianismo, entre 1549 e 1551. A semente frutificou e, apenas algumas décadas depois, já havia pelo menos trezentos mil cristãos no Império do sol nascente. Mas se a catequese obteve êxito não foi somente pelo árduo, sério e respeitoso trabalho dos jesuítas em solo japonês. Foi também graças à coragem dos catequistas locais, como Paulo Miki e seus jovens companheiros.

A difamação do próximo (ou pecado grave da língua) e o dano que isso causa


  A difamação pode ocorrer basicamente de duas maneiras: 1) pela detração ou maledicência e 2) pela calúnia.  1) A detração ou maledicência consiste em manifestar sem justa causa um pecado, um vício ou defeito verdadeiro do próximo. A pessoa tem direito não só a uma boa fama verdadeira, mas também a uma boa fama falsa, enquanto seu pecado ou defeito permanecer oculto e não for necessário revelá-lo. Se se critica defeitos ou pecados já conhecidos publicamente não existe detração ou maledicência, mas pode haver falta contra a caridade.  2) A calúnia por sua vez consiste em atribuir falsamente ao próximo um pecado, um defeito, um vício. A calúnia acrescenta à detração ou maledicência uma mentira.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Hoje é Dia de Santa Águeda


  Santa Águeda é uma das maiores heroínas da Igreja primitiva. Natural da Sicília, na Itália, pertenceu a uma das mais nobres famílias do País. De pouca idade, Águeda consagrou-se a Deus pelo voto de castidade. O governador Quitiano, tendo tido notícia da formosura e grande riqueza de Águeda, acusada do crime de pertencer à Religião Cristã, mandou-lhe ordem de prisão. Águeda, vendo-se nas mãos de perseguidores exclamou: "Jesus Cristo, Senhor de todas as coisas, vós vedes o meu coração e lhe conheceis o desejo. Tomai posse da minha alma e de tudo o que me pertence. Sois o Pastor, eu sou vossa ovelha. Fazei que seja digna de vencer as tentações do Demônio".

Como se vestir adequadamente para a Missa?


  Todos nós sabemos que o Vaticano tem regras severas sobre o vestuário, tanto em São Pedro quanto nos Museus. As pessoas não podem andar trajando roupas curtas (saias ou shorts acima do joelho), nem decotadas ou sem mangas, ombros expostos ou costas de fora (regra que deveria ser seguida em todos os Templos da Igreja Católica). Ocorre que, apesar disso, parece que algumas pessoas se faziam de analfabetas e teimavam em andar trajando roupas inadequadas e indecentes. Como lidar com essas pessoas?

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Juiz argentino recusa retirada de crucifixos: “a cruz é o símbolo da piedade de Deus"


  “Não quero remover o crucifixo porque sou católico e porque este é o símbolo da piedade de Deus”. Foi o que afirmou o juiz argentino Luis Maria Rizzi, ao responder à campanha lançada pela APP (Associação Pensamento Penal) em favor da remoção dos símbolos religiosos das salas dos tribunais argentinos.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Papa Francisco: sem Deus, perdemos o sentido do pecado


  Quando Deus não está presente entre os homens, “se perde o sentido do pecado”, e assim podemos fazer com que os outros paguem o preço da nossa “mediocridade cristã”. Foi o que afirmou na sexta-feira passada o Papa Francisco na sua homilia durante a Missa na Casa Santa Marta. Peçamos a Deus, disse o Papa, a graça de que jamais diminua em nós a presença “do Seu Reino”. Um pecado grave como, por exemplo, o adultério, classificado como “problema a ser resolvido”. A escolha que faz o Rei Davi, narrada na primeira Leitura de hoje, torna-se o espelho diante do qual o Papa Francisco coloca a consciência de cada cristão. Davi se apaixona por Betsabeia, esposa de Urias, um dos seus generais, ele a toma e envia o marido para a linha de frente na batalha, causando sua morte e, de fato, perpetrando um assassinato. No entanto, o adultério e o homicídio não o agitam muito. “Davi está diante de um grande pecado, mas ele não o vê como pecado”, observa o Papa: “Não passa por sua mente pedir perdão. ‘O que lhe vem em mente é: “Como faço para corrigir isso?’”

Hoje é Dia de São Brás


  Neste dia lembramos a vida santa de São Brás, venerado tanto no Oriente como no Ocidente. Ele nasceu na Armênia, no século III, foi médico e bispo em Sebaste. Como profissional na medicina, usava dos seus conhecimentos médicos para resgatar a saúde, não só do corpo, mas também a da alma, pois se ocupava de evangelizar os pacientes.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Hoje é a Solenidade da Apresentação do Senhor


  Quarenta dias após o Natal, a Igreja celebra a Festa da Apresentação do Senhor, relembrando o dia em que Jesus foi apresentado ao Templo por Maria e José. O gesto da apresentação faz memória do oferecimento de toda a vida de Jesus Cristo a Deus, vislumbrando que Sua existência está voltada para a humanidade. Esta festa também é conhecida como Festa da Purificação de Nossa Senhora. Uma curiosidade: como a Festa cai em dia de Domingo, ela é elevada à classe de “Solenidade”.

Homilia do Santo Padre na Festa da Apresentação do Senhor


  A festa da Apresentação de Jesus ao Templo é chamada também de festa do encontro: na liturgia, no início se diz que Jesus vai ao encontro do seu Povo, é o encontro entre Jesus e o seu povo; quando Maria e José levaram o seu menino ao Templo de Jerusalém, acontece o primeiro encontro entre Jesus e o seu povo, representado pelos dois anciãos Simeão e Ana. Aquele foi também um encontro dentro da história do povo, um encontro entre os jovens e os idosos; os jovens eram Maria e José, com o seu recém-nascido; e os idosos eram Simeão e Ana, dois personagens que frequentavam sempre o Templo.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

A Salve Rainha


  Depois do Padre Nosso e da Ave Maria, não há oração tão profunda, formosa e simples como a Salve Rainha, que desde os primeiros momentos de sua aparição, em fins do século X, foi recebida pela Igreja e adotada pela Cristandade, e se reza a cada dia em todos os lares e em todos os templos católicos, desde os mais suntuosos até os mais humildes.