Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 29 de novembro de 2014

Francisco pediu ao patriarca ortodoxo que o “abençoasse” e à “Igreja de Roma”


  O Papa Francisco encontrou-se hoje com o Patriarca de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu I, para uma oração ecumênica, em Istambul, que encerrou o segundo dia da viagem pontifícia à Turquia. “[André e Pedro] Eram irmãos de sangue, mas o encontro com Cristo transformou-os em irmãos na fé e na caridade. E nesta noite jubilosa, nesta oração de vigília quero, sobretudo, dizer: irmãos na esperança”, disse, durante a cerimônia na igreja de São Jorge, sede do Patriarcado Ecumênico.

  O Papa foi acolhido ao som dos sinos do templo e uniu-se a Bartolomeu na oração pela unidade das duas Igrejas, recitando o Pai-nosso e abençoando a assembleia. “Que grande graça – e que grande responsabilidade – poder caminhar juntos nesta esperança, sustentados pela intercessão dos Santos irmãos Apóstolos André e Pedro! E saber que esta esperança comum não desilude”, referiu o pontífice argentino. O Papa, bispo de Roma, é o sucessor de Pedro; Santo André é o patrono do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, sediado no antigo bairro grego de Istambul, o Fanar.

  “Venerado e querido Irmão Bartolomeu, ao mesmo tempo que lhe exprimo o meu sincero “obrigado” pelo seu acolhimento fraterno, sinto que a nossa alegria é maior porque a fonte está mais além, não está em nós”, afirmou Francisco. O Papa agradeceu a Deus pela oportunidade de rezar com Bartolomeu na véspera da Festa de Santo André, pedindo “a paz e a alegria que o mundo não pode dar, mas que o Senhor Jesus prometeu aos seus discípulos e lha deu como Ressuscitado, no poder do Espírito Santo”. Depois de Bento XVI, em 2006, Francisco acedeu ao convite de celebrar na Turquia esta Festa, na qual habitualmente o Papa se faz representar por uma delegação.

  Ortodoxos e católicos encontram-se divididos desde o Cisma do Oriente, em 1054, data em que trocaram excomunhões o Papa Leão IX e o Patriarca de Constantinopla Miguel Cerulário; as excomunhões foram levantadas em 1965, mas ortodoxos e católicos não recuperaram ainda a unidade plena. Bartolomeu, que foi ao Vaticano para a cerimônia de início de pontificado de Francisco, um gesto inédito desde o Cisma, assinalou que o Papa “preside na caridade” e elogiou a vontade do atual bispo de Roma de manter um diálogo “fraterno e estável” com a Igreja Ortodoxa, “visando a restauração da plena comunhão”.

  Nesse sentido, o Patriarca disse que esta visita é “um acontecimento histórico recheado de sinais para o futuro”. Simbolicamente, o Papa pediu a Bartolomeu que o abençoasse a si e à “Igreja de Roma”. Bartolomeu I é o 269.º sucessor de Santo André e ‘primus inter pares’ dos patriarcas ortodoxos, tendo ajudado a consolidar, ao longo dos últimos anos, o diálogo com a Igreja Católica. Esta é a quarta deslocação de um Papa à Turquia, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1979) e Bento XVI (2006).

  Francisco e Bartolomeu estiveram juntos em maio deste ano, durante a viagem do Papa à Terra Santa, assinando em Jerusalém uma declaração conjunta na qual assumem compromissos comuns em causas sociais e no diálogo entre religiões. Apesar dos avanços verificados nas últimas décadas, persistem desentendimentos sobre o estatuto das Igrejas Católicas do Oriente, chamadas “uniatas” pelos ortodoxos; internamente, Bartolomeu enfrenta discussões relativas ao papel do primado de honra da sede de Constantinopla.

  Francisco vai regressar a Fanar neste domingo, após ter celebrado uma Missa em privado, para a Divina Liturgia na igreja patriarcal de São Jorge, assinalando o dia de Santo André; dado que não existe comunhão eucarística entre as duas Igrejas, o Pontífice argentino não concelebrará durante a Liturgia, permanecendo numa posição de honra. No final, o Papa e Bartolomeu vão dirigir-se aos participantes, abençoando-os, antes da assinatura de uma nova declaração comum. Às 16h45 locais, Francisco vai despedir-se da Turquia após três dias de viagem, no Aeroporto Atatürk de Istambul, estando a chegada ao Aeroporto de Roma-Ciampino prevista para as 18h40 italianas


Fonte: Portal Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.