Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Como tornar nossa oração pura e sincera? Responde João Cassiano


  Depois de ler a obra “Sobre a Oração”, de João Cassiano, dentro de suas Colações IX e X, fiz alguns apontamentos sobre os aspectos principais expostos no texto. Na primeira Colação, isto é, na primeira meditação dirigida pelo Abade Isaac, podemos entender melhor qual deve ser a “qualidade” da oração. Logo depois ele expõe sobre o como podemos melhorar essa oração e, por fim, como fazer esta alma elevar-se para a oração.

  Para o santo abade, a qualidade da oração se dá quando tomamos consciência de nosso fim último; e o fim de todo cristão nada mais é do que a perfeição do coração. Essa perfeição deve tender para uma contínua e ininterrupta perseverança na oração; se tudo não for tomado pela oração e debaixo dela permanecer, nada poderá ser firme e estável.

  Para tornar essa oração pura e sincera será necessário observar as seguintes coisas:
1° - Eliminar toda a inquietação pelas coisas carnais;
2° - Não se preocupar, não se recordar de qualquer atividade anterior;
3° - Banir críticas, palavras vãs, tagarelices, brincadeiras desnecessárias;
4° - Esquecer a cólera, a mágoa e a tristeza;
5° - Abandonar a concupiscência carnal e o apego ao dinheiro;
6° - Impedir a alma de fugir e de se entregar a divagações levianas.


  Para elevar essa alma a Deus pela oração, será preciso também entender a psicologia da mesma. A alma é como uma pena ou uma asa leve; se não for impregnada pela corrupção de algum líquido, com a ajuda de levíssima aragem, eleva-se muito além de si mesma. Mas se, ao contrário, tornar-se pesada não somente não voa, como também pode ser arrastada pra baixo. Assim, a alma se não se torna pesada pelos vícios ou preocupações do mundo, eleva-se, abandona as coisas caducas e transporta-se para as celestes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.