Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Ainda há razões para que as mulheres usem o véu na Igreja?


  Por que São Paulo aconselha as mulheres a manter a cabeça coberta durante ações litúrgicas? O Código de Direito Canônico de 1917 prescrevia para as mulheres a manter a cabeça coberta na igreja, especialmente no momento da Sagrada Comunhão [1]. No novo Código não há qualquer vestígio desta disposição e agora este costume antigo e venerável caiu no esquecimento; e ainda era baseado em uma disposição do Apóstolo São Paulo. Mas, entre a exegese moderna racionalista, que tende a remover todas as disposições especiais ("passé..."), e o clichê infame que "o homem de hoje" não haveria mais de poder compreender certas coisas, até mesmo o costume de as mulheres cobrirem suas cabeças na igreja, foi perdida.

  Para não mencionar muitas das freiras, que, uma vez modernizadas (Quem não se lembra dos chapéus das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo?), agora exibem o topete e caminham lado a lado com aqueles que jogaram a batina e Colarinho branco fora. Mas aí se nos limitarmos a lamentar os tesouros que tivemos sequestrados, não vamos a lugar algum: devemos tentar, com a ajuda de Nossa Senhora, para este caso, as razões da tradição e, em seguida, lermos as palavras do apóstolo, e ver como alguns dos Padres da Igreja interpretaram o uso do véu. 

  Desde a Primeira carta de São Paulo aos Coríntios vemos os ensinamentos sobre o véu: “Mas eu quero que vocês saibam que a cabeça de todo homem é Cristo, e a cabeça da mulher é o homem, e a cabeça de Cristo é Deus”; “Cada homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça. Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça, uma vez que é o mesmo como se sua cabeça estivesse rapada (...). O cabelo é dado a ela por uma cobertura”.  A partir desta passagem, podemos entender muito bem por que São Paulo aconselha as mulheres a manter a cabeça coberta durante os serviços litúrgicos. As razões são, essencialmente, quatro delas:

1) O simbolismo da união entre Cristo e a natureza humana. Na igreja durante a liturgia, o homem e a mulher não só representam a si mesmos, mas o homem - todos os homens - é Cristo, o Esposo e a mulher é a raça humana, a natureza humana da noiva. Podemos entender que, considerando a natureza do amor esponsal da fé (eu vou me casar com você na fé e tu conhecerás o Senhor - Os 2,22), o contexto geral da liturgia (a atmosfera em que a fé é exercida da maneira mais perfeita) e o explícito recordar do casamento feito por São Paulo. Neste sentido, Tertuliano diz: "Porque eu sou a imagem do Criador, não há espaço em mim para mais uma cabeça (exceto Cristo)" (Contra Marcião , V, 8, 1).

2) Um sinal de submissão a Cristo. A mulher com a cabeça coberta por um véu, lembra a todos aqueles que estão na igreja que a natureza humana é a noiva de Cristo, dependente Dele (1 Cor 11,10). Esta dependência é o sinal da autoridade de Cristo em relação à sua noiva, a natureza humana. Por isso, o Conselho Gangrense chamava o véu de “memorial”, “lembrança da submissão à Cristo. São João Crisóstomo chama-lhe simplesmente de “a submissão” e Tertuliano de “humildade” (cf. Cornelius a Lapide , ad loc.).

3) O respeito pelo equilíbrio perfeito do cosmos. O edifício da igreja é o cosmos, repleto de coisas boas para a glória de Deus, especialmente durante a celebração da Santa Missa (Os céus e a terra estão cheios da sua glória ...). O cosmos é perfeitamente ordenado. Ninguém pode esquecer a presença, no interior da igreja-cosmo, da hierarquia celestial, perfeitamente ordenada. Por isso, é justo que em um cosmos perfeitamente ordenado, que é a celebração da liturgia, a relação ordenada entre Cristo esposo e a Igreja Noiva apareça também esteticamente - uma relação especial que a celebração litúrgica recria com perfeição.

4) Um sinal natural de humildade. Por último, mas não menos importante: a tradição bíblica acha indecoroso para um homem deixar o cabelo crescer, enquanto que para a mulher é uma honra porque o cabelo lhe foi dado por uma cobertura, como se Deus pusesse sobre ela sua mão (1 Cor 11,14-15). É obrigatório para as mulheres usar o véu na Igreja? Não mais; mas São Paulo explica que há sempre razões válidas de conveniência para tanto.

Don Alfredo Morselli, 16 de junho de 2009

NOTAS


[1] Can. 1262 ... § 2. “Viri em ecclesia vel ecclesiam extra, dum assistunt ritibus sacris, sint capita nu [...] mulieres Autem, et capita cooperto vestitae modesto, maxime cum ad mensam dominicam accedunt”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.