Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 30 de agosto de 2014

Ou paramos os muçulmanos radicais ou voltaremos à pré-história!


  Os patriarcas católicos e ortodoxos do Oriente Médio, reunidos nestes dias em Bkerké, no Líbano, lançaram ao mundo inteiro um apelo a intervir com urgência contra a ameaça dos jihadistas do autoproclamado Estado islâmico. A propósito, eis o que disse o patriarca de Antioquia dos Maronitas, o Cardeal Béchara Boutros Raï, entrevistado pela Rádio Vaticana: Cardeal Béchara Boutros Raï: “O que está acontecendo por obra do Estado islâmico e de outros grupos fundamentalistas, nos reconduz à pré-história, ao tempo em que ainda não havia nenhuma lei. Dou um exemplo. Um belo dia o Estado islâmico emite um decreto para os cristãos: ou se convertem ao Islã ou devem pagar a taxa, porque não são muçulmanos, ou deixem imediatamente suas casas. Vocês têm dois dias, do contrário... a espada.

  Suas casas e propriedades tornaram-se nossas! E ver que o mundo inteiro observa em silêncio absoluto, significa que voltamos à era da pré-história! Esse é um grande escândalo! Essa é uma chaga na humanidade. Portanto, fizemos este apelo a fim de que a comunidade internacional, o mundo árabe e a União Europeia assumam a responsabilidade de dar fim a estes grupos fundamentalistas para salvar a dignidade da humanidade e salvar a paz no mundo: esses grupos ameaçam o mundo inteiro, porque são ricos, apoiados financeiramente e com todas as armas sofisticadas dadas por vários Estados... Constituem uma ameaça enorme! Falamos fortemente à consciência mundial: nós o dissemos, eu mesmo falei aos parlamentares católicos internacionais durante o encontro destes dias em Frascati (região italiana do Lácio); e o diremos, nós patriarcas, em Washington, onde de 9 a 11 de setembro se realizará um Simpósio intitulado ‘Em defesa dos cristãos do Oriente Médio’.”

RV: Como cristãos do Oriente Médio, o que os senhores querem dizer ao mundo?

Cardeal Béchara Boutros Raï: Queremos dizer ao mundo inteiro que nós, cristãos do Oriente Médio, não somos uma minoria: o status de minoria não se aplica aos cristãos, aplica-se aos grupos étnicos, aos grupos políticos, aos grupos culturais. Somos a Igreja de Cristo presente no Oriente Médio. Portanto, não somos uma minoria! Há dois mil anos somos cidadãos de todos estes países do Oriente Médio, 600 anos antes dos muçulmanos. Vivemos com os muçulmanos 1400 anos e lhes transmitimos os valores do Evangelho, os valores e a dignidade da pessoa humana, a sacralidade da vida humana. Mas também recebemos das tradições e dos valores dos muçulmanos: construímos uma cultura juntos, uma civilização juntos. Devo dizer ao mundo inteiro que a Síria, o Egito, a Jordânia, a Palestina, o Iraque são culturas cristãs, com um fundamento inteiramente cristão. Não podem vir aqui e demolir tudo aquilo que construímos no arco de 2000 anos e no arco de 1400 anos!

RV: Fala-se também em reformas políticas...


Cardeal Béchara Boutros Raï: Basta com essa de falar em reformas políticas e democracia! Eles não buscam isso e o digo claramente, porque ninguém mais ignora isso: os Estados buscam os próprios interesses políticos e econômicos! Sabemos disso tudo detalhadamente. Portanto, é preciso dizer a verdade: esta é a Rádio Vaticano, que leva a voz do Papa, a voz da verdade. O mundo precisa da verdade! As consciências humanas precisam ser tocadas pela Palavra do Evangelho. É preciso que a humanidade recupere sua dignidade e assuma suas responsabilidades em nível internacional e local. Nós, cristãos, suportamos tudo com nossos irmãos, que são vítimas no Oriente Médio, e carregamos com eles a Cruz da Redenção. E não abriremos mão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.