Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Hoje é Dia de Santa Clara de Assis


  Filha de uma nobre família italiana, Clara tinha a vida vazia até o dia em que ouviu um sermão de Francisco de Assis, na Igreja de São Giorgio.  Profundamente tocada pelos ideais de humildade e serviço do santo, Clara fugiu de casa no mesmo dia, indo refugiar-se junto a Francisco, na Capela de Porciúncula.

  Lá, teve os cabelos cortados e trocou o fino vestido por uma túnica rústica. Francisco a encaminhou a um mosteiro beneditino, ao qual, pouco tempo depois, também se juntou sua irmã, Agnes. Anos depois, Francisco conseguiu que as duas se transferissem para a capela de São Damião e foi lá onde fundaram a primeira comunidade da Ordem das Pobres Claras, ou as clarissas, como são conhecidas. 

  Clara foi abadessa da Ordem até o fim de sua vida.  Com total despojamento, negava-se a possuir qualquer bem material e conquistou o apreço de vários Papas, sendo reconhecida como o braço feminino da luta empreendida por Francisco.  Hoje, Santa Clara é conhecida como a padroeira da televisão e, popularmente, é evocada em pedidos para melhoria das condições climáticas.

Santificando minha vida:
  Refletirei, hoje, sobre as palavras de Santa Clara: "Eles dizem que nós somos muito pobres.  Pode um coração que possui a Deus ser realmente chamado de pobre?"

Oração à Santa Clara

  “Pela intercessão de Santa Clara, o Senhor todo poderoso me abençoe e proteja; volte para mim os seus olhos misericordiosos, me dê a paz, a tranqüilidade; derrame sobre mim as suas copiosas graças; e depois desta vida, me aceite no céu em companhia de Santa Clara e de todos os santos.  Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.