Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Hoje é Dia de São Tiago Apóstolo


  Tiago, também conhecido como “o Maior”, era filho de Zebedeu e de Salomé, parentes de Nossa Senhora. Tiago também era irmão do evangelista São João e os dois, primos de Jesus. Seu pai estava presente quando os dois irmãos, dentro de um barco no lago de Genesaré, receberam o pedido de Jesus para O acompanharem: “Eles, abandonaram o barco e seu pai e seguiram-nO,” demonstrando vontade decidida e índole forte. Talvez por isso, receberam de Jesus o apelido de “filhos do trovão”.

  Como os outros discípulos, Tiago foi perseguido pelas autoridades judaicas e preso. No seu cárcere, sofreu todo tipo de tortura e flagelo. Mesmo assim, sentia muito orgulho de estar sendo torturado por amor a Jesus. Foi o primeiro dos discípulos a morrer por Cristo e, dando testemunho do Senhor, converteu a muitos ao Evangelho. Nas listas dos Apóstolos, São Tiago está sempre entre os primeiros, ora logo após Pedro, ora depois de seu irmão João. Jesus contou sempre com ele quando tomava um rumo mais reservado.

  Segundo uma antiga tradição, o apóstolo Tiago teria sido o primeiro evangelizador da Espanha e as suas relíquias teriam sido levadas para Compostela, uma das metas mais procuradas pelos peregrinos na Europa durante séculos. Em sua ida para essas terras, teria recebido também a aparição de Nossa Senhora sobre uma coluna (Nossa Senhora do Pilar). Neste mesmo lugar, na atual cidade de Saragoça, na Espanha, ergueu-se uma grande Basílica em honra a Maria.


  O Santo Padre, o Papa emérito Bento XVI, assim se expressou sobre o grande Apóstolo: […] Era um dos três mais próximos do Senhor e participou tanto na Transfiguração no Monte Tabor com a sua beleza, na qual sobressaía o esplendor da divindade do Senhor como na angústia, na ansiedade do Senhor no Monte das Oliveiras, e assim viu também que o Filho de Deus, para carregar o peso do mundo, experimentou todo o nosso sofrimento e é solidário conosco. Sabeis que as relíquias de São Tiago se veneram no célebre santuário de Compostela, na Galiza, meta de numerosas peregrinações de todas as partes da Europa. A 11 de Julho passado celebrou-se São Bento, outro grande Padroeiro do “velho continente”, e como sabeis, meu padroeiro desde quando fui eleito para o ministério de Pedro. Olhando para estes Santos, torna-se espontâneo deter-se a refletir, precisamente neste momento histórico com todos os seus problemas, sobre a contribuição que o cristianismo deu e continua a oferecer à construção da Europa (excerto do Angelus do dia 24 de Julho de 2005 em Le Combres)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.