Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Sobe ao trono de Espanha um rei sem cruz


  Hoje foi proclamado o novo rei da Espanha. Esta notícia não teria relevância nos meios religiosos se não fosse por algo que aos olhos de muitos passou como modernidade, mas que diante da tradição católica, passou como corte, desdém e, para alguns, até afronta. Infelizmente poucos religiosos espanhóis se pronunciaram contra o acontecido, outros preferiram exaltar as virtudes pessoais do novo rei e pediram orações por ele. Na Espanha, um novo rei não é nem coroado nem entronizado, mas deve prestar juramento diante da Câmara e ser aclamado e aceito por esta. Entretanto, à parte esta estrutura laical, o rei é convidado a portar um crucifixo e depois até a participar de uma Missa de Ação de graças. Filipe VI rejeitou a ambas as coisas! A antiga filha da Igreja, a Espanha, não é mais a mesma...

  Felipe VI prestou um juramento em que se comprometeu a “desempenhar fielmente as suas funções, guardar e fazer guardar a Constituição e as lei e respeitar os direitos dos cidadãos e das Comunidades Autônomas”. Seu pai e antecessor, o rei Juan Carlos, que abdicou do trono em seu favor, fez o mesmo juramento, mas ao contrário do que aconteceu hoje, jurou com a mão sobre uma bíblia e ao lado de um crucifixo, colocando Deus em seu reinado. Hoje não havia qualquer símbolo religioso na cerimônia de proclamação de Felipe VI, nem mesmo uma referência aos valores cristãos do país que sempre fora declarado católico.

  A cerimônia de proclamação do rei Filipe VI foi estritamente laica, um gesto aprovado por todos os segmentos agnósticos, ateus e maçônicos da sociedade espanhola e tido por muitos intelectuais anticlericais como demonstração da modernização de uma instituição identificada durante séculos com o catolicismo. Analistas políticos consideraram a ruptura inteligente e uma mensagem de que a coroa é neutra em uma sociedade multirreligiosa. Será que vale mesmo ao novo rei o status de “moderno” e desacreditando a fé de todos os seus antepassados? E a sua própria fé? Ele ainda é católico! Aqui está o problema de muitos que se envolvem na política: haverá um momento em que deverão escolher entre “César” e “Cristo” e, digo-o com tristeza, muitos escolhem compactuar com César para manterem seu poder humano ou, pelo menos hoje, midiático.


  Com a decisão de recusar a celebração de uma Missa no contexto dos festejos de hoje e de não portar um crucifixo e uma bíblia durante a sua proclamação, o novo rei da Espanha demonstra, no mínimo, um desrespeito à tradição católica daquele país e aos milhões de católicos que ainda apoiam a monarquia espanhola. Depois das investigações e processos contra a Infanta Cristina e seu marido e da queda do rei Juan Carlos, Filipe VI deveria pensar bem em seus gestos e palavras.   Não será rejeitando a tradição católica e seus símbolos que fará com que os republicanos e a esquerda o amem, nem resolverá a forte crise financeira que dilacera o país há anos. 

  Interessante a questão: o verdadeiro Rei e Senhor do mundo, esse não rejeitou a cruz. Pelo contrário, a carregou com amor, com fortaleza e com fidelidade. O mundo de hoje também muitas vezes deseja rejeitar a cruz, rejeitar o sacrifício, a doação, a dor, a fraternidade, aquilo que custa e que é para nós motivo de virtude. A lógica do mundo é querer viver intensamente esta vida sem a cruz, sem o Cristo. Será que o gesto do rei espanhol não quis dizer exatamente isto? O que poderemos esperar de um rei sem cruz? A vida é feita também de contrariedades; se Filipe VI deseja não senti-las, como viverá nesta terra?

Um comentário:

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.