Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

terça-feira, 8 de abril de 2014

Quem é a nova Venerável brasileira?


  No último dia 3 de abril, o Papa canonizou o terceiro santo brasileiro, José de Anchieta e assinou também um decreto que reconhece as virtudes heroicas da Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, fundadora das Missionárias de Maria Imaculada, falecida em 1972. Em audiência com o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, o Cardeal Angelo Amato, para assinar os decretos que, além da brasileira, incluem religiosos e religiosas da Espanha, Itália e França.

  Assim, a religiosa passou do segundo passo do processo de canonização. Reconhecido o martírio ou as virtudes heróicas, ela agora pode ser chamada de “Venerável” e ser cultuada publicamente. O primeiro degrau no processo para a canonização é chamado de “Servo de Deus” e começa com a autorização do bispo local para dar início ao processo de canonização. Agora, a religiosa vai para o terceiro passo, que consiste na beatificação, ou seja, no reconhecimento de um martírio ou de um milagre. Neste estágio, há ainda a possibilidade de beatificar um candidato por sua fama de santidade, mesmo sem um milagre.


  Por fim, a canonização é declarada com a comprovação de um segundo milagre ou pela amplitude e antiguidade de sua devoção, com o decreto de equipolência. Quem foi Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico. A professora Dulce Rodrigues dos Santos veio de São Paulo para São José dos Campos em 1922 para se tratar de tuberculose. Inconformada com a situação dos doentes iniciou um trabalho humanitário com o propósito de oferecer dignidade e esperança para essas pessoas. 

  Em 1936, já Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico fundou a Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, dando origem a uma obra social presente em 4 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina), no Distrito Federal e em 4 países (Brasil, Portugal, Itália e Moçambique). A obra realiza atendimentos nas áreas da saúde, assistência social, educação, formação religiosa e pastoral.



Fonte: NewsVa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.