Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Por que cobrimos os santos na Quaresma?


  É costume muito antigo na Igreja, a partir do Quinto Domingo da Quaresma – também chamado de “Primeiro Domingo da Paixão”, na forma extraordinária do Rito Romano, (sendo na verdade o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, o Segundo Domingo da Paixão) – cobrir com pano roxo as cruzes, quadros e imagens sacras nas igrejas e nos lares. As cruzes ficam cobertas até o final da liturgia da Sexta-Feira Santa, a Celebração da Paixão do Senhor e os quadros e demais imagens até a celebração da noite de Páscoa, na Vigília Pascal.
 
  O sentido profundo desse ato de cobrir as imagens sacras, fundamenta-se no luto pelo sofrimento de Cristo Nosso Senhor, levando os fiéis a refletir, ao contemplar esses objetos sagrados cobertos do roxo, que simboliza a tristeza, a dor e a penitência. O ápice do despojamento ocorre após a Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-Feira Santa, quando retiram-se as toalhas do altar, a chamada “Celebração do Desnudamento do Altar”.

  A cruz coberta, lembra-nos a humilhação de Nosso Senhor Jesus Cristo, que teve de ocultar-se para não ser apedrejado pelos judeus, como nos relata o Evangelho segundo São João: “Os judeus pegaram pela segunda vez em pedras para o apedrejar. Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedrejais? (...). Procuraram então prendê-lo, mas ele se esquivou das suas mãos. Ele se retirou novamente para além do Jordão, para o lugar onde João começara a batizar, e lá permaneceu.” (Jo 10, 31-32.39-40).


  Já as imagens de Nossa Senhora e dos Santos, nos lembram a alegria da páscoa em que eles já entraram; eles estão na glória. Como refletiremos sobre a Paixão e Morte, então esses elementos “de festa” também devem ser ocultados até à alegria plena do Senhor, nas celebrações pascais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.