Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 29 de junho de 2013

Hoje é Dia de São Pedro


  Inicialmente um pobre pescador da Galiléia nascido em Betsaida, às margens do rio Jordão, junto ao lago de Genesaré, que se tornou discípulo de Jesus, conhecido como o Príncipe dos Apóstolos, e tido como fundador da Igreja Cristã em Roma e considerado pela Igreja Católica como seu primeiro Papa (42-67). Ignora-se a precisa data de seu nascimento e as principais fontes de informação sobre sua vida são os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), onde aparece com destaque em todas as narrativas evangélicas, os Atos dos Apóstolos, as epístolas de Paulo e as duas epístolas do próprio apóstolo.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

COL lança campanha de oração pela JMJ em redes sociais


  Foi lançada uma campanha de oração, nas redes sociais, na data que marca um mês para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, no último domingo, dia 23 de junho. A campanha internacional do Comitê Organizador Local (COL) em parceria com a rede social de oração May Fellings valerá até o dia 23 de julho, início da JMJ Rio2013.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Governo do Brasil garante segurança na JMJ do Rio de Janeiro


  A Presidente do Brasil, Dilma Roussef, recebeu a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e garantiu aos prelados a segurança para a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, que acontecerá do dia 23 ao 28 de julho com a participação do Papa Francisco. Em 21 de junho a mandatária recebeu o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB; Dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luis e Vice-presidente da CNBB; e Dom Leonardo Ulrich Steiner, Bispo Auxiliar de Brasilia e Secretário geral da CNBB.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Palavras do Papa neste Dia de São João Batista



  Como São João, a Igreja é chamada a proclamar a Palavra de Deus até o martírio. Foi o que sublinhou o Papa Francisco na Santa Missa nesta manhã, na Casa Santa Marta, na Solenidade do Nascimento de São João Batista. O Papa reafirmou que a Igreja não deve jamais conservar algo para si mesma, mas estar sempre a serviço do Evangelho.

Hoje é a Solenidade de São João Batista


  A Bíblia nos diz que Isabel era prima e muito amiga de Maria, e elas tinham o costume de visitarem-se. Uma dessas ocasiões foi quando já estava grávida: "Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo" (Lc 1,41). Ainda no ventre da mãe, João faz uma reverência e reconhece a presença do Cristo Jesus. Na despedida, as primas combinam que o nascimento de João seria sinalizado com uma fogueira, para que Maria pudesse ir ajudar a prima depois do parto.

domingo, 23 de junho de 2013

Angelus com o Papa em 23 de Junho


  Tenham a coragem de caminhar contracorrente e de não deixar que a esperança lhes seja roubada por valores que fazem mal como o alimento estragado. Foi a exortação que o Papa Francisco elevou em alta voz no Angelus deste domingo, dia 23, diante de cerca de 80 mil fieis reunidos na Praça São Pedro. O Santo Padre recordou os mártires de hoje que, mais do que no passado, "pagam a caro preço" o compromisso com a verdade e o Evangelho.

sábado, 22 de junho de 2013

Homilia do 12° Domingo do Tempo Comum


  Passado um tempo de convivência com os discípulos, Jesus quer saber o que pensam dele, qual a conclusão que tiraram da sua presença. Primeiro o Senhor pergunta sobre o que dizem, fora do grupo dos apóstolos. Depois de escutar as respostas, as mais variadas e sem consistência de verdade, Jesus pergunta diretamente aos seus companheiros. A resposta vem pela boca de Pedro: “És o Cristo de Deus”. Tanto a pergunta de Jesus, quanto a resposta de Pedro, nos servem para uma profunda reflexão.

Dom Orani tranquiliza peregrinos a respeito das manifestações no Brasil


  Questionado sobre as manifestações que estão ocorrendo em todo o Brasil, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta garantiu que esses atos não afetarão a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho, e inclusive já conversou com autoridades da inteligência brasileira.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

100 Dias de Pontificado do Papa Francisco


  Ao completar 100 dias do pontificado do Papa Francisco, o primeiro Pontífice latino-americano da história, o Vaticano publicou uma nova seção na página web News.va onde se poderá encontrar todas as homilias das Missas que o Santo Padre celebra na capela da Casa Santa Marta.

Hoje é Dia de São Luís Gonzaga, Padroeiro dos seminaristas



  Luís nasceu no dia 09 de março de 1568, em Mântua, Itália. Seu pai, Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione delle Stiviere e irmão do duque de mântua, desejava que seu primogênito, seguisse seus passos na vida militar. Para isso o pequeno Gonzaga recebeu educação esmerada frequentando os ambientes mais sofisticados da alta nobreza italiana: corte dos Médici, em Florença; corte de Mântua; corte dos Habsburgos, em Madri. Contudo, aquele menino daria fama à família Gonzaga com armas totalmente diferentes e quando foi enviado a Florença, na qualidade de pajem do grão-duque da Toscana, aos dez anos de idade, imprimiu em sua própria vida uma direção bem definida, voltando-se à perpétua virgindade.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

São José entra nas Orações Eucarísticas


  Ontem, por um Decreto da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, aprovado pelo Papa Francisco, determinou-se a introdução do nome de São José nas Orações Eucarísticas de número II, III e IV. Segundo o texto da Congregação, São José tem um especial lugar na História da Salvação e foi, por diversos Pontífices, apresentado como modelo e intercessor.

Fofoca na Igreja? Papa Francisco não quer mais.


  O Papa Francisco animou a nunca fofocar sobre os outros, pois isso causa muitos danos à Igreja, e pediu para trabalharmos pela unidade para superar os conflitos entre os fiéis. Assim o indicou em sua catequese de hoje ante milhares de fiéis na Praça de São Pedro. Em sua reflexão sobre a Igreja como Corpo de Cristo, o Papa disse que "a unidade é superior aos conflitos. A unidade é uma graça que devemos pedir ao Senhor para que nos liberte das tentações das divisões, das lutas entre nós, dos egoísmos, das fofocas. Quanto mal fazem as fofocas, quanto mal! Nunca fofocar sobre os outros, nunca! Quantos danos causam à Igreja as divisões entre os cristãos, o partidarismo, os interesses mesquinhos!"

terça-feira, 18 de junho de 2013

Novena e Festa de São Pedro

Clique na imagem para ampliar

  Estamos na expectativa do início da Novena e da Festa do nosso Glorioso Padroeiro, São Pedro. Nossa  ampla programação contará com Missas, Pregações e Orações, Arraiá, Noites temáticas, Shows católicos e populares. Além das comidas típicas e muita alegria.

O fim do homem nesta Terra: dar glória a Deus, conhecê-lo e amá-lo


INTRODUÇÃO:

  Ao nascer formamos parte de uma família que nos dá o nome e sobrenome; nesta família nascemos, crescemos e desenvolvemos nossas capacidades naturais. O Batismo produz em nós um segundo nascimento – esta vez para a vida sobrenatural da graça -, que nos faz cristãos e nos introduz na grande família da Igreja. Nós, batizados somos e nos chamamos cristãos. É este o nosso nome. Como os primeiros discípulos de Cristo: Pedro, Tiago, João..., também nós somos discípulos do Senhor. Do mesmo modo que estamos orgulhosos de pertencer a nossa família, onde aprendemos muitas coisas, temos de estar também orgulhosos por pertencer à família da Igreja. A Igreja nos ensina também muitas coisas, que, na verdade, são as mais importantes, as únicas verdadeiramente importantes.

sábado, 15 de junho de 2013

Emoção e felicidade na Ordenação Sacerdotal de Niterói


  Hoje, na Matriz Auxiliar de Nossa Senhora da Conceição, em Pachecos, aconteceu a ordenação sacerdotal de três novos padres para a arquidiocese de Niterói. Momentos antes da cerimônia, tive a oportunidade de estar com os ordenandos que, muito felizes, estavam quase em estado de êxtase, ao se colocarem à disposição do Reino de Jesus, através da sua Igreja.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Número de peregrinos da JMJ ainda "não decolou"


  O Ministério de Aviação Civil estima que 500 mil pessoas virão ao Rio de Janeiro para ver o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, segundo cálculos realizados no começo do mês. Estima-se que a maioria sejam peregrinos da América Latina, sobretudo os conterrâneos do Papa, os argentinos. São esperados 20 mil argentinos na cidade maravilhosa, sendo seis mil deles da Arquidiocese de Buenos Aires, antes liderada pelo Papa Francisco.

Hoje é Dia de Santo Antônio


  Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, nasceu em Lisboa, no ano de 1195, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Foi batizado na Sé de Lisboa, uma semana após o seu nascimento. Era de família nobre e rica. O pai, senhor Martinho, ocupava o cargo de Prefeito de Lisboa. A mãe, Dona Teresa, pertencia à alta nobreza. O menino cresceu cercado de todos os cuidados: boa instrução moral, científica, religiosa e muito conforto. Aos poucos percebeu que a vida de riqueza não lhe agradava e sentiu o chamado de Deus.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Hoje é Dia de São Barnabé


  São Barnabé segundo fontes antigas nos referem que Barnabé, chamado apóstolo pelos próprios Atos, embora não pertencesse aos Doze, teria sido um dos setenta discípulos de que fala o Evangelho. Como São Paulo Apóstolo, foi discípulo de Gamaliel: "José a quem os apóstolos haviam dado o cognome de Barnabé, que quer dizer "filho da consolação", era um levita originário de Chipre. Sendo proprietário de um campo, vendeu-0 e trouxe o dinheiro, depositando-o aos pés dos apóstolos" (atos dos Apóstolos 4.36-37).

segunda-feira, 10 de junho de 2013

O homem que não se irritava


  Havia um homem que não se irritava e não discutia à toa com ninguém. Sempre encontrava saída cordial, não feria a ninguém, nem se aborrecia com as pessoas. Morava em modesta pensão, onde era admirado e querido. Para testá-lo, um dia seus companheiros combinaram levá-lo à irritação e à discussão numa determinada noite em que o levariam a um jantar. Trataram todos os detalhes com a garçonete que seria a responsável por atender a mesa reservada para a ocasião.

domingo, 9 de junho de 2013

Angelus com o Papa: "Deus nos perdoa sempre. É pura misericórdia"


  O Papa Francisco conduziu o Angelus deste domingo, 9 de junho, da janela da residência pontifícia para milhares de fiéis que lotaram a Praça São Pedro. Em sua alocução, o pontífice recordou que "o mês de junho é, tradicionalmente, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, máxima expressão humana do amor divino. De fato, sexta-feira passada, comemoramos a Solenidade do Coração de Jesus, uma festa que dá consonância a todo o mês".

Homilia do X Domingo do Tempo Comum


  Neste Domingo, vemos Jesus em meio a uma situação dolorosa e tão comum à sua época e também nos dias de hoje, a morte de alguém muito querido e ainda tão necessário sobre a terra. É impressionante que muitas vezes só damos a devida importância à vida em face da morte, que só percebemos a importância de alguém quando o perdemos. A morte, de fato, é um limite, uma cisão, algo de abrupto que nos faz repensar no todo de nossa existência.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Mostra fotográfica sobre o Papa


  Foi inaugurada nesta segunda-feira, 3 de junho, em Buenos Aires, Argentina, a primeira mostra fotográfica dedicada ao Papa Bergoglio intitulada "Francisco, servidor em Buenos Aires, servidor no mundo". O fotógrafo Enrique Cangas ilustra o trabalho pastoral do Cardeal Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco, no período em foi arcebispo de Buenos Aires.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Estamos no mês das Festas juninas!


  Iniciamos o mês de Junho e, com ele, as chamadas “Festas juninas”. O que são elas? Qual a sua origem? Por mais democrática que seja, estas festas nasceram “católicas”, isto é, ligadas à doutrina católica. Dançar a quadrilha, ir a uma quermesse, soltar rojão e fazer fogueira, tudo é altamente simbólico dentro do catolicismo. Muita gente pensa que é apenas uma festa folclórica, popular, mas a verdade é que todos esses “ritos” têm sua raiz no cristianismo.

domingo, 2 de junho de 2013

Homilia do 9° Domingo do Tempo Comum


  A Liturgia de hoje nos fala sobre o precioso dom da fé. A fé é a virtude do fiel que se abre ao poder de Deus; pode ver o milagre antecipado porque acredita em Deus, sem reservas. A fé é ter a posse daquilo que ainda não possuímos, mas que desejamos ardentemente de todo o coração e alma. Sem ela, não ouvimos a Deus; sem ela, o mundo é apenas um adversário e as pessoas são um peso sem fim; sem a fé, nossa vida é apenas matéria; sem a fé, a esperança não acompanha e a caridade é inexistente.

sábado, 1 de junho de 2013

"Quando tudo é lindo", alguma coisa está errada na vida cristã, disse o Papa


  Na homilia da Missa que celebrou na manhã do dia 29 passado, na Casa Santa Marta, o Papa Francisco disse que "quando tudo é lindo", alguma coisa está errada na vida cristã; e destacou que o anúncio de Jesus chega aos ossos, ao coração, e nos transforma; algo que o mundo não tolera e pelo qual começam as perseguições contra os cristãos, que com essa cruz nunca estão sozinhos porque o Senhor sempre acompanha.

Hoje é Dia de São Justino, mártir


  São Justino converteu-se ao Cristianismo por volta do ano 130, mas antes tinha se dedicado ao estudo da filosofia grega; copiando uma prática dos filósofos gregos, fundou uma escola em Roma com a finalidade de transmitir os ensinamentos cristãos. Morre decapitado com outros seis cristãos em 165.