Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Começa hoje o Cerco de Jericó. O que é? Quando começou? Como será?


  O Cerco de Jericó é uma campanha de sete dias e sete noites de oração diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento do Altar, um momento solene e cheio de possibilidades para alcançar a graça de Deus. Imaginem: sete dias, 24h por dia com o Senhor exposto no altar é, de fato, uma grande bênção para qualquer Paróquia. A prática do “cerco de Jericó” nasceu na Polônia. Durante sete dias e seis noites rezavam-se orações diversas, sobretudo rosários, diante do Santíssimo exposto. João Paulo II devia ir a Polônia dia 8 de maio de 1979. Era a primeira vez que o Papa visitava o seu país. Era uma visita importantíssima e muito difícil. E com essa visita iniciou a ruína do comunismo ateu e a queda do muro de Berlim. No fim de novembro de 1978, sete semanas depois da eleição do Papa, Nossa Senhora do Rosário numa visão particular, deu uma ordem a uma alma privilegiada da Polônia para a primeira viagem do Papa: organizar na primeira semana de maio de 1979, em Jasna Gora (Santuário Mariano), um “congresso do Rosário”: sete dias e sete noites com Rosários consecutivos diante do Santíssimo Sacramento exposto.

  No dia 8 de dezembro de 1978 (dia da Imaculada Conceição). Anatol Kazczuck promotor dos Cercos. Apresentou a ordem da Rainha do Céu à Monsenhor Kraszewski (bispo auxiliar da Comissão Mariana do Episcopado). Ele respondeu: “É bom rezar diante do Santíssimo Sacramento exposto; é bom rezar o Terço pelo Papa; é bom rezar em Jasna Gora. Podeis fazê-lo.” A mensagem foi apresentada também ao Monsenhor Stefano Barata (bispo de Czestochowa e Presidente da Comissão Mariana do Episcopado). E ele ficou muito alegre. Pediu que mudasse o nome de “congresso” e fosse chamado de “Cerco de Jericó”.

  O projeto foi aprovado pelo diretor de Jasna Gora. Mas por causa da visita do Papa em maio ele pediu que fosse feito em abril e não em maio. E o Sr. Anatol disse que era ordem da Rainha do Céu e ele aceitou. E o cerco de Jericó em maio não atrapalhou a visita do Papa. O motivo as autoridades recusaram o visto de entrada do Papa no país.  Foi então que com fervor organizaram o Cerco de Jericó. E no dia 7 de maio ao mesmo tempo que terminava o Cerco caíam “as muralhas”. E o comunicado oficial anunciava que o Papa poderia visitar a Polônia de 02 a 10 de junho. Terminando sua peregrinação em 10 de junho. O Papa consagra com todo episcopado Polonês, a nação polaca ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria, diante de um milhão e quinhentos mil fiéis reunidos em Blonic Kraskoskic.

  Depois dessa estrondosa vitória, a Santíssima Virgem ordenou que se organizassem Cercos de Jericó todas as vezes que o Papa João Paulo II saísse em viagem apostólica. “O Rosário tem um poder de exorcismo”, dizem os nossos amigos da Polônia, “ele torna o demônio impotente.” Por ocasião do atentado contra o Papa, em 13 de maio de 1981, os poloneses lançaram de novo um formidável “assalto” de Rosários e obtiveram o seu inesperado restabelecimento. Mais uma vez, as muralhas de ódio de Satanás se abatiam diante do poder da Ave-Maria.

  Nos nossos dias colocamo-nos diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento e confiantes no poder da oração, pedimos que Ele derrube as muralhas que nos impedem de tomarmos posse de uma vida mais santa e feliz. Intercedemos pela Igreja, pelo mundo, por nossa família e por muitas outras intenções. O moderno “Cerco de Jericó” está bem mudado e em muitos lugares esse momento de intimidade com Senhor, a partir da Virgem Maria, tem sido muito descaracterizado: teatralizações, maquetes de isopor, murinhos de tijolos para serem destruídos, gente gritando, sete voltas em torno da igreja... Coisas não essenciais, acrescentadas às vezes segundo inspirações protestantes e até mesmo contrárias à reverência e piedade que se deve ter diante do Santo dos Santos. Em nossa Paróquia de São Pedro, a fim de que este “Cerco de Jericó” seja espiritualmente frutífero e realizado de forma reverente e modesta, digna e bonita, iremos evitar todo e qualquer tipo de excesso e de coisas acidentais (desnecessárias) ao contexto de uma Adoração ao Santíssimo Sacramento.


  Convido a você a participar com fervor deste momento importantíssimo para nós, que é estar diante do Senhor no Santíssimo Sacramento. Traga seu coração e sua alma para apresentar a Deus e venha de mãos abertas para receber as graças que, certamente, o Bom Deus há de nos dar nestes inefáveis dias. Estaremos em oração 24h por dia até o próximo Domingo, quando às 18h faremos a Procissão eucarística de encerramento e a Missa Solene. Quem é de pastoral, movimento, espiritualidade ou Capela seguirá a escala proposta; todos os outros irmãos podem se juntar a nós em qualquer horário. Adoremos a Jesus Sacramentado, Nosso Deus adorado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.