Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Qual a diferença entre os templos católicos?



  Muitos se perguntam qual a diferença entre Igreja e Basílica, Matriz e Capela, etc. Os templos católicos, de fato, se subdividem em categorias distintas e,  conforme as suas características, história e finalidades,  podem ser qualificados em diversos tipos. Essas categorias não são monolíticas e um edifício católico pode vir a ser, num futuro, algo diferente. Dependerá sempre do uso que se faz dele, da afluência de fiéis, da devoção que ali acontece e, por fim, da própria solicitação e aprovação das instituições competentes. Vejamos os tipos principais de edifícios católicos:

Basílica – Palavra que designa: “Casa do imperador”, eram as primeiras Igrejas cristãs, ligadas aos imperadores; grandes pavilhões em que se reunia com todos do povo. A Basílica cristã foi este edifício comum de reunião, dado em favor do culto. Depois de ornamentada e dividida segundo as funções sacras e não mais profanas, as Basílicas passaram a representar igrejas de grande porte, privilegiadas com relíquias de um ou mais  santos,  e que possuísse grande influência sobre determinada região geográfica ou país e seu acentuado caráter espiritual.
   
Catedral - É a Igreja principal de uma (arqui)diocese, centro religioso da Igreja Particular e onde está a sede, cujo dirigente é o Bispo, que exerce sobre o clero e sobre todos os demais fiéis sua autoridade eclesiástica, confirmando todos na fé e na caridade pastoral, segundo as diretrizes emanadas pelo Romano Pontífice, o Papa.  Nas catedrais costumam ser sepultados  os bispos daquela (arqui)diocese.  Outro costume, agora em desuso, é que o Pároco da Catedral seja feito cônego e que esta igreja também tenha um cabido metropolitano, que é um grupo de cônegos que se reúnem em ocasiões especiais do ano para celebrarem o Ofício divino no coro da Catedral, com o povo de Deus. 

Igreja - É um templo católico, normalmente, com qualidade de Matriz, sendo o centro espiritual e de governo de uma Paróquia, onde o Pároco, auxiliado ou não por vigários, exerce seu pastoreio,  confirmando os leigos na fé e mantendo a unidade com o Bispo e as Normas diocesanas, assim como seguindo o Plano Pastoral e outras disposições em voga. A Igreja paroquial (Matriz) é erigida pelo Ordinário Próprio e possui um território específico delimitado no Ato de sua ereção canônica.

Capela - Templo católico que comporta, normalmente, só um altar, caracterizado pela sua modesta estrutura física, onde o padre exerce suas funções sacerdotais de maneira menos frequente. A Capela sempre estará subordinada  e pertencendo a determinada Paróquia, Irmandade ou outra Instituição. Em alguns casos, para que ajam outros sacramentos que não a Missa, será necessária uma autorização expressa. É comum que algumas Capelas muito prósperas pastoralmente e integrando um vasto território, sejam desmembradas para formar uma nova Paróquia; sempre seguindo necessidades pastorais e podendo dar à nova Paróquia seu pastor próprio, que é o Pároco.

Santuário - Igreja ou Matriz paroquial digna de apreço pelas relíquias que contém, normalmente do padroeiro de uma cidade ou Estado, pela  afluência de devotos ou sinais visíveis de grandes graças aí obtidas. O Santuário pode ter grandes, médias ou pequenas proporções. O ideal, no entanto, é que haja um espaço ideal para abrigar os peregrinos e poder oficiar, com zelo e piedade, as cerimônias. Existem Santuários Nacionais e (arqui)diocesanos.

Oratórios – São nichos com imagens de Nosso Senhor, da Virgem ou dos Santos (não necessariamente com altar) colocados em pequenos ambientes sejam particulares, sejam institucionais. Esses lugares são destinados mais à oração do que à celebração de sacramentos. Estão em casas de família, Casas religiosas, estradas, fazendas e hoje até em shoppings.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.