Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 23 de março de 2013

O que faço com os ramos de "Domingo de Ramos" após a Celebração?


  Como sabemos, no Domingo de Ramos as folhagens e ramos são abençoados num rito próprio, dentro da Celebração. Assim, depois de bentos, eles se transformam em verdadeiros "sacramentais". Os sacramentais são símbolos que nos remetem à nossa fé católica, sinais de consagração a Deus e devoção católica. Por isso não devem ser jogados fora, mas guardados com amor e respeito.

  Após a Missa de Ramos, estas folhagens vão servir para muita coisa. Depois de levarmos para casa, eles serão sinal do triunfo de Cristo Rei naquele lugar, proteção da casa (segundo a tradição popular, contra raios e relâmpagos) e lembrança de nossa pertença ao Senhor. À medida em que os ramos vão secando, no decorrer do tempo, eles também nos recordam a brevidade e a fragilidade da vida. Enfim, na Quaresma do próximo ano, serão eles que serão queimados e transformados em cinzas que serão utilizadas na Quarta-feira de Cinzas.

  Como se vê, os ramos são de grande valia e possuem valor tanto espiritual como prático. Por isso, antes de descartar seu ramo bento, pense duas vezes e o conserve durante todo o ano! Um ótimo Domingo de Ramos para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.