Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O que são os apoftegmas?



  Os apoftegmas são, em sua maioria, pequenas histórias ou mesmo, frases de sabedoria dos Padres do Deserto. Também existem histórias mais longas, como que “biografias de santos” para servirem de edificação para os cristãos. O esquema geral de um apoftegma costuma ser “pergunta e resposta” ou só “a palavra do ancião”, do Abba. Muito conhecidos no meio monástico, os Ditos dos Padres do Deserto atravessaram os séculos e as paredes dos mosteiros. Acessível a todos, esta sabedoria é a mais simples “psicologia aplicada” e também a mais pura espiritualidade, isto é, a reflexão de uma vida segundo o Espírito de Deus. Vamos a um apoftegma e tiremos dele uma lição.

  “Tendo um grande anacoreta perguntado: ‘Satã, por que me combates assim?’, escutou Satã lhe responder: ‘És tu que me combates com toda força’” (Abba 284).

  É certo que muitas vezes quando estamos diante da tentação não a rejeitamos e, até mesmo, nos lançamos nela, sem prudência, sem resistência, sem oração. Mas a palavra do Abba nos diz que, ao combatemos o mal com força e vigor, levantamos mais ainda a ira do Diabo; o Inimigo de Deus e dos homens se enfurece diante da virtude e da santidade. Não é à toa que sentimos tantas vezes que “quanto mais estamos nas coisas de Deus, mais aparecem tentações para nos afastar do bem”. É uma realidade. Aos que se perdem fácil, aos indolentes e preguiçosos na vida espiritual, o Diabo não dedica muito do seu tempo, nem tem muito o que fazer. É o seu momento “relax”! Diante dos fortes, dos orantes, dos fervorosos, dos prudentes no entanto, ele tem um duro combate...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.