Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O que é a Teologia Fundamental



  A teologia fundamental se preocupa e toca a três espécies de pressupostos: a realidade da fé, a natureza da experiência humana e o papel da razão. Os teólogos fundamentais fazem a sua obra à luz da fé cristã, reconhecendo realisticamente que pertencem a uma comunidade de fiéis, e que partilham das suas experiências de fé. Este reconhecimento explícito de sua fé em Deus que ressuscitou Jesus dos mortos separa os teólogos fundamentais dos filósofos da religião, e, como veremos noutro post, dos apologetas.

  A revelação divina que chegou ao seu ápice na vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, e foi transmitida pela tradição da Igreja e pelas Escrituras, fornece a premissa, impulso e material para a teologia fundamental, como para todo argumento teológico. Aceitando a sua fé pessoal, o teólogo passa a refletir as condições básicas que tornam possível a experiência da fé.
  Chegamos aqui ao segundo pressuposto da teologia fundamental: as experiências humanas das pessoas e do mundo nas quais e pelas quais ocorre a revelação divina. Se a teologia fundamental presume a fé humana que responde à revelação divina, logicamente pressupõe também a existência dessas condições na experiência humana, que fazem homens e mulheres se abrirem à revelação, seja qual for a forma que toma e quando venha.
  A terceira suposição maior da teologia fundamental é que a razão crítica pode efetivamente funcionar para esclarecer sistematicamente a fé, a experiência humana e sua relação mútua. A teologia fundamental pressupõe os poderes da razão e concorda que, sem destruir ou excluir a fé, eles podem prover um entendimento “científico” que verdadeiramente ilumina e expressa a fé.
  À base destes três pressupostos, a teologia fundamental tem uma dupla tarefa: refletir metodicamente sobre a fonte do conhecimento teológico na revelação divina relatada na tradição e nas Escrituras e chamar a atenção para o modo como a experiência humana está aberta para receber essa revelação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.